NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fettermann, Joyce Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26
Resumo: O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado.
id UNIFSJ-0_9174818690b98604f99274e0a5920257
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/26
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNETEducação, direitos humanos e sociedade.O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado.Revista TransformarFettermann, Joyce Vieira2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26Revista Transformar; 2015; 75-872175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26/23info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T04:30:15Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/26Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2015-12-02T04:30:15Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
title NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
spellingShingle NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
Fettermann, Joyce Vieira
Educação, direitos humanos e sociedade.
title_short NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
title_full NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
title_fullStr NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
title_full_unstemmed NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
title_sort NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
author Fettermann, Joyce Vieira
author_facet Fettermann, Joyce Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fettermann, Joyce Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, direitos humanos e sociedade.
topic Educação, direitos humanos e sociedade.
description O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26/23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; 2015; 75-87
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997694521344