O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Luciana Borella
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Queli Cristiane Schiefelbein, Burmann, Tatiane Kessler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Humanos e Democracia
Texto Completo: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/478
Resumo: Os impactos da globalização redirecionam o Estado contemporâneo e os interesses das elites dominantes confiando-lhes, ao contrário do que ocorria no Estado moderno, perspectivas não territoriais e extranacionais. Em razão das variáveis externas decorrentes do fenômeno da mundialização - maior mobilidade do capital e de políticas macroeconômicas, o Estado teve sua função reformulada. Essa perda por parte do Estado do monopólio da esfera pública, juntamente com o declínio da identidade política, reforça a necessidade de criar-se uma alternativa de caráter normativo – uma regulação do mercado global e a constituição de uma esfera pública transnacional. A tendência, ao que parece e num futuro não tão distante, é transformar a cidadania nacional, surgida com os Estados territoriais modernos, em forças sociais transnacionais, acompanhando a nova ordem econômica mundial. O tema abordado é o Novo Capitalismo pós Segunda Guerra Mundial desde o liberalismo até o neoliberalismo. O objetivo é demonstrar a influência da economia na democracia nacional a partir da mundialização das relações macroeconômicas. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a globalização interfere no sistema produtivo e financeiro mundialmente, enfraquece o poder de controle e intervenção dos Estados sobre os fluxos internacionais, necessitando assim uma reformulação da democracia através da criação de espaços sociais e de instituições permanentes de expressão política, que transformem o cidadão passivo, caracterizador do capitalismo, em um cidadão ativo, portador de direitos e deveres, participativo.
id UNIJ-1_43a397245f8fb6b45ce8f14807ba2e79
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/478
network_acronym_str UNIJ-1
network_name_str Revista Direitos Humanos e Democracia
repository_id_str
spelling O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismoOs impactos da globalização redirecionam o Estado contemporâneo e os interesses das elites dominantes confiando-lhes, ao contrário do que ocorria no Estado moderno, perspectivas não territoriais e extranacionais. Em razão das variáveis externas decorrentes do fenômeno da mundialização - maior mobilidade do capital e de políticas macroeconômicas, o Estado teve sua função reformulada. Essa perda por parte do Estado do monopólio da esfera pública, juntamente com o declínio da identidade política, reforça a necessidade de criar-se uma alternativa de caráter normativo – uma regulação do mercado global e a constituição de uma esfera pública transnacional. A tendência, ao que parece e num futuro não tão distante, é transformar a cidadania nacional, surgida com os Estados territoriais modernos, em forças sociais transnacionais, acompanhando a nova ordem econômica mundial. O tema abordado é o Novo Capitalismo pós Segunda Guerra Mundial desde o liberalismo até o neoliberalismo. O objetivo é demonstrar a influência da economia na democracia nacional a partir da mundialização das relações macroeconômicas. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a globalização interfere no sistema produtivo e financeiro mundialmente, enfraquece o poder de controle e intervenção dos Estados sobre os fluxos internacionais, necessitando assim uma reformulação da democracia através da criação de espaços sociais e de instituições permanentes de expressão política, que transformem o cidadão passivo, caracterizador do capitalismo, em um cidadão ativo, portador de direitos e deveres, participativo.EDITORA UNIJUI2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/47810.21527/2317-5389.2014.4.248-270Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 2 n. 4 (2014); 248-2702317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/478/3441Camara, Luciana BorellaSilva, Queli Cristiane SchiefelbeinBurmann, Tatiane Kesslerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T19:32:36Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/478Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2023-01-09T19:32:36Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
title O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
spellingShingle O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
Camara, Luciana Borella
title_short O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
title_full O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
title_fullStr O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
title_full_unstemmed O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
title_sort O NOVO CAPITALISMO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: entre o liberalismo e o neoliberalismo
author Camara, Luciana Borella
author_facet Camara, Luciana Borella
Silva, Queli Cristiane Schiefelbein
Burmann, Tatiane Kessler
author_role author
author2 Silva, Queli Cristiane Schiefelbein
Burmann, Tatiane Kessler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Luciana Borella
Silva, Queli Cristiane Schiefelbein
Burmann, Tatiane Kessler
description Os impactos da globalização redirecionam o Estado contemporâneo e os interesses das elites dominantes confiando-lhes, ao contrário do que ocorria no Estado moderno, perspectivas não territoriais e extranacionais. Em razão das variáveis externas decorrentes do fenômeno da mundialização - maior mobilidade do capital e de políticas macroeconômicas, o Estado teve sua função reformulada. Essa perda por parte do Estado do monopólio da esfera pública, juntamente com o declínio da identidade política, reforça a necessidade de criar-se uma alternativa de caráter normativo – uma regulação do mercado global e a constituição de uma esfera pública transnacional. A tendência, ao que parece e num futuro não tão distante, é transformar a cidadania nacional, surgida com os Estados territoriais modernos, em forças sociais transnacionais, acompanhando a nova ordem econômica mundial. O tema abordado é o Novo Capitalismo pós Segunda Guerra Mundial desde o liberalismo até o neoliberalismo. O objetivo é demonstrar a influência da economia na democracia nacional a partir da mundialização das relações macroeconômicas. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a globalização interfere no sistema produtivo e financeiro mundialmente, enfraquece o poder de controle e intervenção dos Estados sobre os fluxos internacionais, necessitando assim uma reformulação da democracia através da criação de espaços sociais e de instituições permanentes de expressão política, que transformem o cidadão passivo, caracterizador do capitalismo, em um cidadão ativo, portador de direitos e deveres, participativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/478
10.21527/2317-5389.2014.4.248-270
url https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/478
identifier_str_mv 10.21527/2317-5389.2014.4.248-270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/478/3441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 2 n. 4 (2014); 248-270
2317-5389
reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Revista Direitos Humanos e Democracia
collection Revista Direitos Humanos e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845054841716736