A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO JURIDICO-PENAL PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA PUNITIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Leal, Jackson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Rosa, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Humanos e Democracia
Texto Completo: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/7883
Resumo: O presente trabalho visa analisar o processo de formação do jurista, especialmente a formação jurídico-penal (do penalista), ou mais amplamente dos operadores do sistema penal, como contribuição significativamente importante para a manutenção da cultura punitiva. A metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva a partir de revisão bibliográfica e desde o marco teórico e acumulo proporcionado pela criminologia critica. O objetivo desse trabalho é abordar a questão da violência a partir de uma perspectiva da formação do conhecimento a partir do fomento da cultura de violência, e problematizar a pedagogia do direito a partir de uma pedagogia libertadora. A principal conclusão é de que a violência e o punitivismo tem uma parcela significativa da estrutura organizacional do Estado e não se resume a sua manifestação, mas remonta ao processo de formação dos próprios operadores. 
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