A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO JURIDICO-PENAL PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA PUNITIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/7883 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar o processo de formação do jurista, especialmente a formação jurídico-penal (do penalista), ou mais amplamente dos operadores do sistema penal, como contribuição significativamente importante para a manutenção da cultura punitiva. A metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva a partir de revisão bibliográfica e desde o marco teórico e acumulo proporcionado pela criminologia critica. O objetivo desse trabalho é abordar a questão da violência a partir de uma perspectiva da formação do conhecimento a partir do fomento da cultura de violência, e problematizar a pedagogia do direito a partir de uma pedagogia libertadora. A principal conclusão é de que a violência e o punitivismo tem uma parcela significativa da estrutura organizacional do Estado e não se resume a sua manifestação, mas remonta ao processo de formação dos próprios operadores. |
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A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO JURIDICO-PENAL PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA PUNITIVAO presente trabalho visa analisar o processo de formação do jurista, especialmente a formação jurídico-penal (do penalista), ou mais amplamente dos operadores do sistema penal, como contribuição significativamente importante para a manutenção da cultura punitiva. A metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva a partir de revisão bibliográfica e desde o marco teórico e acumulo proporcionado pela criminologia critica. O objetivo desse trabalho é abordar a questão da violência a partir de uma perspectiva da formação do conhecimento a partir do fomento da cultura de violência, e problematizar a pedagogia do direito a partir de uma pedagogia libertadora. A principal conclusão é de que a violência e o punitivismo tem uma parcela significativa da estrutura organizacional do Estado e não se resume a sua manifestação, mas remonta ao processo de formação dos próprios operadores. EDITORA UNIJUI2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/788310.21527/2317-5389.2020.15.204-216Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 8 n. 15 (2020): REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA; 204-2162317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/7883/6414Copyright (c) 2020 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Leal, Jacksonda Rosa, Alex2021-03-25T21:27:26Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/7883Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:27:26Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
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