A cultura da medicalização na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3431 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo construir teoricamente o processo cultural do lugar da criança e da infância nas sociedades, dando ênfase nos discursos que concebem os cuidados essenciais para que ela se constitua e se desenvolva ao longo da história. Sendo que nos dias atuais o uso de medicamentos se desenha enquanto amparo e forma de cuidado essencial na cultura do imediatismo que remete tudo ao orgânico. Nesse sentido, prioriza-se nesta pesquisa vários autores que teorizam acerca dos discursos que inauguraram a infância como um momento de desenvolvimento da criança, entrelaçando ao surgimento da escola como instituição da instrução e de formação que subsidiará também esses cuidados essenciais ao futuro da criança em diferentes épocas. Sendo que a partir destes teóricos se constrói um diálogo entre o discurso médico higienista e o discurso educacional. Concebendo também o marco do surgimento da psicofarmacologia, a proliferação no século XXI dos diagnósticos e da cultura da medicalização. |
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Essa pesquisa tem por objetivo construir teoricamente o processo cultural do lugar da criança e da infância nas sociedades, dando ênfase nos discursos que concebem os cuidados essenciais para que ela se constitua e se desenvolva ao longo da história. Sendo que nos dias atuais o uso de medicamentos se desenha enquanto amparo e forma de cuidado essencial na cultura do imediatismo que remete tudo ao orgânico. Nesse sentido, prioriza-se nesta pesquisa vários autores que teorizam acerca dos discursos que inauguraram a infância como um momento de desenvolvimento da criança, entrelaçando ao surgimento da escola como instituição da instrução e de formação que subsidiará também esses cuidados essenciais ao futuro da criança em diferentes épocas. Sendo que a partir destes teóricos se constrói um diálogo entre o discurso médico higienista e o discurso educacional. Concebendo também o marco do surgimento da psicofarmacologia, a proliferação no século XXI dos diagnósticos e da cultura da medicalização. |
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