Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Jéssica Raiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547
Resumo: O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado.
id UNIJ_0757e8520b4eb2c74857cc109b8cc764
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6547
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDesign inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano2020-02-2420192020-02-24T13:47:53Z2020-02-24T13:47:53ZO design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado.108 f.Ciências sociais aplicadasDesignDesign InclusivoAutismoMontessoriEstímulo Sensorialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547DMD_hdl_123456789/6547Petry, Jéssica Raianaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJ%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6547/1/J%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdfapplication/pdf4506578http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6547/1/J%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdf3cd6ebbe00ae3038d04a451fd2866bc4MD5123456789_6547_12020-02-29T07:11:29Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
title Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
spellingShingle Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
Petry, Jéssica Raiana
Ciências sociais aplicadas
Design
Design Inclusivo
Autismo
Montessori
Estímulo Sensorial
title_short Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
title_full Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
title_fullStr Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
title_full_unstemmed Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
title_sort Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
author Petry, Jéssica Raiana
author_facet Petry, Jéssica Raiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Jéssica Raiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Design
Design Inclusivo
Autismo
Montessori
Estímulo Sensorial
topic Ciências sociais aplicadas
Design
Design Inclusivo
Autismo
Montessori
Estímulo Sensorial
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado.
108 f.
description O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-24T13:47:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-24T13:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547
DMD_hdl_123456789/6547
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1660022604046532608