Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kowaleski, Tainá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6053
Resumo: A sustentabilidade é um tema que está em crescente discussão e tem sido foco de trabalhos em muitas instituições. Dada a sua importância, atualmente vem sendo proposta para discussão na área da agricultura. Este trabalho analisou as ações de uma organização rural localizada no interior do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através do modelo Triple Botton Line ou tripé da sustentabilidade, que engloba aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Buscou-se identificar como um conjunto de indicadores para avaliação de sustentabilidade ambiental, social e econômica, podem auxiliar os gestores na melhoria do desempenho da organização rural visando a sustentabilidade. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, documental e qualitativa. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se de dados coletados a partir da análise documental, observação a partir de um constructo e de entrevista semiestruturada para complementar os dados obtidos. Os achados indicam que a dimensão que mais contribuiu para o índice de sustentabilidade geral, foi a econômica, o que fica evidente com os controles econômicos e financeiros por parte dos gestores. Os indicadores social e ecológico, contribuíram em menor proporção, visto que quanto as questões ecológicas a organização é insustentável e quanto a dimensão social foi verificada a sustentabilidade intermediaria, o que remete a uma necessidade eminente de preocupação com estas duas dimensões principalmente a ecológica, mas sem descuidar-se das questões sociais, visando o equilíbrio das três dimensões, econômica, ecológica e social.
id UNIJ_0811f9e860ce82a148fd90747d3b4ae2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6053
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais2019-07-2220192019-07-23T00:35:59Z2019-07-23T00:35:59ZA sustentabilidade é um tema que está em crescente discussão e tem sido foco de trabalhos em muitas instituições. Dada a sua importância, atualmente vem sendo proposta para discussão na área da agricultura. Este trabalho analisou as ações de uma organização rural localizada no interior do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através do modelo Triple Botton Line ou tripé da sustentabilidade, que engloba aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Buscou-se identificar como um conjunto de indicadores para avaliação de sustentabilidade ambiental, social e econômica, podem auxiliar os gestores na melhoria do desempenho da organização rural visando a sustentabilidade. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, documental e qualitativa. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se de dados coletados a partir da análise documental, observação a partir de um constructo e de entrevista semiestruturada para complementar os dados obtidos. Os achados indicam que a dimensão que mais contribuiu para o índice de sustentabilidade geral, foi a econômica, o que fica evidente com os controles econômicos e financeiros por parte dos gestores. Os indicadores social e ecológico, contribuíram em menor proporção, visto que quanto as questões ecológicas a organização é insustentável e quanto a dimensão social foi verificada a sustentabilidade intermediaria, o que remete a uma necessidade eminente de preocupação com estas duas dimensões principalmente a ecológica, mas sem descuidar-se das questões sociais, visando o equilíbrio das três dimensões, econômica, ecológica e social.60 f.Ciências sociais aplicadasContabilidade.Triple Botton Line.Indicadores.Sustentabilidade.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6053DMD_hdl_123456789/6053Kowaleski, Taináporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTain%c3%a1%20Kowaleski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6053/1/Tain%c3%a1%20Kowaleski.pdfapplication/pdf799858http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6053/1/Tain%c3%a1%20Kowaleski.pdf78114e0f1dc23edf6636a70590889f03MD5123456789_6053_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
title Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
spellingShingle Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
Kowaleski, Tainá
Ciências sociais aplicadas
Contabilidade.
Triple Botton Line.
Indicadores.
Sustentabilidade.
title_short Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
title_full Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
title_fullStr Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
title_full_unstemmed Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
title_sort Sustentabilidade: um novo paradigma para as organizações rurais
author Kowaleski, Tainá
author_facet Kowaleski, Tainá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kowaleski, Tainá
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Contabilidade.
Triple Botton Line.
Indicadores.
Sustentabilidade.
topic Ciências sociais aplicadas
Contabilidade.
Triple Botton Line.
Indicadores.
Sustentabilidade.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A sustentabilidade é um tema que está em crescente discussão e tem sido foco de trabalhos em muitas instituições. Dada a sua importância, atualmente vem sendo proposta para discussão na área da agricultura. Este trabalho analisou as ações de uma organização rural localizada no interior do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através do modelo Triple Botton Line ou tripé da sustentabilidade, que engloba aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Buscou-se identificar como um conjunto de indicadores para avaliação de sustentabilidade ambiental, social e econômica, podem auxiliar os gestores na melhoria do desempenho da organização rural visando a sustentabilidade. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, documental e qualitativa. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se de dados coletados a partir da análise documental, observação a partir de um constructo e de entrevista semiestruturada para complementar os dados obtidos. Os achados indicam que a dimensão que mais contribuiu para o índice de sustentabilidade geral, foi a econômica, o que fica evidente com os controles econômicos e financeiros por parte dos gestores. Os indicadores social e ecológico, contribuíram em menor proporção, visto que quanto as questões ecológicas a organização é insustentável e quanto a dimensão social foi verificada a sustentabilidade intermediaria, o que remete a uma necessidade eminente de preocupação com estas duas dimensões principalmente a ecológica, mas sem descuidar-se das questões sociais, visando o equilíbrio das três dimensões, econômica, ecológica e social.
60 f.
description A sustentabilidade é um tema que está em crescente discussão e tem sido foco de trabalhos em muitas instituições. Dada a sua importância, atualmente vem sendo proposta para discussão na área da agricultura. Este trabalho analisou as ações de uma organização rural localizada no interior do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através do modelo Triple Botton Line ou tripé da sustentabilidade, que engloba aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Buscou-se identificar como um conjunto de indicadores para avaliação de sustentabilidade ambiental, social e econômica, podem auxiliar os gestores na melhoria do desempenho da organização rural visando a sustentabilidade. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, documental e qualitativa. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se de dados coletados a partir da análise documental, observação a partir de um constructo e de entrevista semiestruturada para complementar os dados obtidos. Os achados indicam que a dimensão que mais contribuiu para o índice de sustentabilidade geral, foi a econômica, o que fica evidente com os controles econômicos e financeiros por parte dos gestores. Os indicadores social e ecológico, contribuíram em menor proporção, visto que quanto as questões ecológicas a organização é insustentável e quanto a dimensão social foi verificada a sustentabilidade intermediaria, o que remete a uma necessidade eminente de preocupação com estas duas dimensões principalmente a ecológica, mas sem descuidar-se das questões sociais, visando o equilíbrio das três dimensões, econômica, ecológica e social.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-22
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-07-23T00:35:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-23T00:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6053
DMD_hdl_123456789/6053
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6053
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640274697368109056