Estudo da satisfação e motivação no trabalho: o caso de uma indústria eletroeletrônica de Panambi - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohler, Adamaris
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5030
Resumo: Introdução: A área de Gestão de Pessoas tornou-se essencial em uma organização, sendo que, Chiavenato (2008, p. 15), afirma que esta vem se tornando cada vez mais complexa e assim sendo, também desafiante. É considerada uma área em que a estratégia competitiva pode ser desenvolvida por meio da adoção de políticas, métodos, técnicas, e outras ações, que tenham o foco no colaborador, visando sua satisfação e motivação, tendo como consequência sua maior produtividade no ambiente de trabalho. O cenário atual no qual as organizações estão inseridas exige flexibilidade e constante ajuste as mudanças, incorporando ao contexto organizacional novos modelos de gestão, os quais tornem a organização cada vez mais competitiva. Neste processo de adaptação continua, a gestão de pessoas tem papel fundamental, de forma que os colaboradores sintam-se satisfeitos e motivados dentro do seu ambiente de trabalho, propiciando o alcance e a conciliação dos objetivos individuais e organizacionais. O que fundamentou esta pesquisa foi o interesse em levantar dados referentes a satisfação e motivação do jovem colaborador dentro da indústria, pois no atual contexto a empresa conta com um número elevado de pessoas consideradas jovens, na faixa etária de 16 a 25 anos, abordando a motivação e a satisfação no trabalho, voltadas aos jovens colaboradores, especificamente na área de produção da indústria eletroeletrônica. A empresa em questão está localizada na cidade de Panambi – RS e atua no ramo agroindustrial. Seus produtos são sistemas eletrônicos para monitoramento de armazenagem e secagem de grãos. Metodologia: A pesquisa de satisfação e motivação foi aplicada na área de produção onde se objetivou o público jovem trabalhador da empresa, sendo que esses somam-se vinte colaboradores. Quanto á natureza, a pesquisa pode ser considerada básica e aplicada, pois gera conhecimentos funcionais e também práticos, voltados a realidade da organização. Possui abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto ao estudo é considerado exploratório e descritivo, pois proporciona familiaridade com o problema em questão e também descreve fatos da realidade em estudo. O instrumento que foi utilizado para a coleta de dados tratou-se de um questionário sobre as condições da organização. Para tanto, no âmbito de satisfação no trabalho, utilizou-se o questionário de Escala de Satisfação do Trabalho – EST, de Siqueira (2008), em sua versão reduzida, o qual foi utilizado de forma fiel, pois o mesmo atende as necessidades de pesquisa da organização. Para a identificação dos níveis de motivação foi utilizado o Inventário de motivação e do significado do trabalho – IMST, de Siqueira (2008), o qual foi adaptado e modificado para que o mesmo abordasse os âmbitos, de uma forma adequada a organização. O instrumento foi entregue ao colaborador de forma impressa. Os respondentes tinham a disposição opção de assinalar de 01 a 07, onde 01 significa totalmente insatisfeito/totalmente desmotivado, 02 muito insatisfeito/muito desmotivado, 03 demostra-se insatisfeito/desmotivado, 04 indica indiferença, 05 satisfeito/motivado, 06 muito satisfeito/muito motivado e 07 expressa totalmente satisfeito/totalmente motivado. Dentro do contexto da satisfação foram realizadas cinco abordagens: Satisfação quanto aos colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. A motivação foi questionada em perguntas separadas, a qual trouxe a tona quanto de motivação havia no prazer da realização das tarefas, na relação entre o trabalho e o sustento que ele provem, na percepção de ser respeitado no ambiente de trabalho, na percepção de que as opiniões dos colaboradores são consideradas na organização, na percepção de ser reconhecido, quanto de motivação há em sentir-se produtivo no ambiente de trabalho, em relação ao crescimento pessoal, na percepção de ter que fazer o melhor no ambiente de trabalho, em sentir-se bem mentalmente, em perceber que há estabilidade no emprego, nível de motivação em ver as tarefas concluídas, em prestar obediência aos superiores, em percepção o quão atarefado é, quanto ao cumprimento das obrigações da empresa em relação ao trabalhador, e, por fim, o nível de motivação nas oportunidades de aprendizagem. Resultados: Através dos resultados da pesquisa identificou-se que a faixa etária predominante identificada está entre 16 e 25 anos de idade, solteiros e a maioria apresenta ter o ensino médio completo, a renda não ultrapassa dois salários mínimos mensais e a maioria atua na empresa de 03 a 05 anos. De acordo com a análise da pesquisa foram identificados os pontos que mais geraram descontentamento no quesito satisfação no trabalho e na motivação do trabalho. A única dimensão que apresentou resultado satisfatório foi a que está relacionada à satisfação com os colegas de trabalho. Os índices de insatisfação da pesquisa giram em torno do salário, promoções e natureza do trabalho, ou seja, estão ligados a percepção que os colaboradores tem a respeito das políticas e práticas gerenciais que a organização possui, ao quanto a empresa está comprometida com o colaborador e de que forma a reciprocidade está presente nessa relação, indicando o quanto a empresa estaria disposta a retribuir em troca do serviço executado. Quanto aos índices de desmotivação dos colaboradores, estes seguem outra linha de pensamento, onde ser respeitado, ter as opiniões consideradas, ser reconhecido, sentir-se bem mentalmente e prestar obediência aos superiores é algo que atualmente não está motivando os colaboradores da indústria eletroeletrônica. Conclusões: Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, os quais eram: Identificar os níveis de satisfação e motivação, o perfil dos colaboradores, realizar as análises com base na coleta de dados e ainda propor sugestões com base nas referências bibliográficas. Fica evidenciado na pesquisa que para a geração Z, amostra predominante, o que satisfaz no ambiente de trabalho não necessariamente motiva. A partir dos resultados apresentados, propõem-se sugestões para melhorar os índices de insatisfação e indiferença, tais como: realizar trabalhos em equipe e atividades dinâmicas com o objetivo de aprimorar o conhecimento entre colegas e melhoramento do convívio entre eles; proporcionar aos funcionários algum tipo de auxílio nos estudos e acrescentar outros tipos de remuneração, além do salário mensal; vivenciar mais as atividades diárias dos trabalhadores, mostrando interesse nas tarefas realizadas por eles; realizar recrutamento interno, antes de selecionar novos talentos; adotar técnicas para avaliação de desempenho de cada funcionário em suas atividades. Diante do que foi relatado, pode-se evidenciar que a organização precisa entender e compreender a relação da geração Z com o mercado de trabalho e adaptar-se as suas perspectivas e necessidades. Conduzir a equipe composta pela geração Z de forma eficaz, buscando alinhamento entre os objetivos pessoais dos colaboradores e os objetivos da organização é uma maneira onde se faz possível agregar ganhos tanto para a empresa como para o colaborador.
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Neste processo de adaptação continua, a gestão de pessoas tem papel fundamental, de forma que os colaboradores sintam-se satisfeitos e motivados dentro do seu ambiente de trabalho, propiciando o alcance e a conciliação dos objetivos individuais e organizacionais. O que fundamentou esta pesquisa foi o interesse em levantar dados referentes a satisfação e motivação do jovem colaborador dentro da indústria, pois no atual contexto a empresa conta com um número elevado de pessoas consideradas jovens, na faixa etária de 16 a 25 anos, abordando a motivação e a satisfação no trabalho, voltadas aos jovens colaboradores, especificamente na área de produção da indústria eletroeletrônica. A empresa em questão está localizada na cidade de Panambi – RS e atua no ramo agroindustrial. Seus produtos são sistemas eletrônicos para monitoramento de armazenagem e secagem de grãos. Metodologia: A pesquisa de satisfação e motivação foi aplicada na área de produção onde se objetivou o público jovem trabalhador da empresa, sendo que esses somam-se vinte colaboradores. Quanto á natureza, a pesquisa pode ser considerada básica e aplicada, pois gera conhecimentos funcionais e também práticos, voltados a realidade da organização. Possui abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto ao estudo é considerado exploratório e descritivo, pois proporciona familiaridade com o problema em questão e também descreve fatos da realidade em estudo. O instrumento que foi utilizado para a coleta de dados tratou-se de um questionário sobre as condições da organização. Para tanto, no âmbito de satisfação no trabalho, utilizou-se o questionário de Escala de Satisfação do Trabalho – EST, de Siqueira (2008), em sua versão reduzida, o qual foi utilizado de forma fiel, pois o mesmo atende as necessidades de pesquisa da organização. Para a identificação dos níveis de motivação foi utilizado o Inventário de motivação e do significado do trabalho – IMST, de Siqueira (2008), o qual foi adaptado e modificado para que o mesmo abordasse os âmbitos, de uma forma adequada a organização. O instrumento foi entregue ao colaborador de forma impressa. Os respondentes tinham a disposição opção de assinalar de 01 a 07, onde 01 significa totalmente insatisfeito/totalmente desmotivado, 02 muito insatisfeito/muito desmotivado, 03 demostra-se insatisfeito/desmotivado, 04 indica indiferença, 05 satisfeito/motivado, 06 muito satisfeito/muito motivado e 07 expressa totalmente satisfeito/totalmente motivado. Dentro do contexto da satisfação foram realizadas cinco abordagens: Satisfação quanto aos colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. A motivação foi questionada em perguntas separadas, a qual trouxe a tona quanto de motivação havia no prazer da realização das tarefas, na relação entre o trabalho e o sustento que ele provem, na percepção de ser respeitado no ambiente de trabalho, na percepção de que as opiniões dos colaboradores são consideradas na organização, na percepção de ser reconhecido, quanto de motivação há em sentir-se produtivo no ambiente de trabalho, em relação ao crescimento pessoal, na percepção de ter que fazer o melhor no ambiente de trabalho, em sentir-se bem mentalmente, em perceber que há estabilidade no emprego, nível de motivação em ver as tarefas concluídas, em prestar obediência aos superiores, em percepção o quão atarefado é, quanto ao cumprimento das obrigações da empresa em relação ao trabalhador, e, por fim, o nível de motivação nas oportunidades de aprendizagem. Resultados: Através dos resultados da pesquisa identificou-se que a faixa etária predominante identificada está entre 16 e 25 anos de idade, solteiros e a maioria apresenta ter o ensino médio completo, a renda não ultrapassa dois salários mínimos mensais e a maioria atua na empresa de 03 a 05 anos. De acordo com a análise da pesquisa foram identificados os pontos que mais geraram descontentamento no quesito satisfação no trabalho e na motivação do trabalho. A única dimensão que apresentou resultado satisfatório foi a que está relacionada à satisfação com os colegas de trabalho. Os índices de insatisfação da pesquisa giram em torno do salário, promoções e natureza do trabalho, ou seja, estão ligados a percepção que os colaboradores tem a respeito das políticas e práticas gerenciais que a organização possui, ao quanto a empresa está comprometida com o colaborador e de que forma a reciprocidade está presente nessa relação, indicando o quanto a empresa estaria disposta a retribuir em troca do serviço executado. Quanto aos índices de desmotivação dos colaboradores, estes seguem outra linha de pensamento, onde ser respeitado, ter as opiniões consideradas, ser reconhecido, sentir-se bem mentalmente e prestar obediência aos superiores é algo que atualmente não está motivando os colaboradores da indústria eletroeletrônica. Conclusões: Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, os quais eram: Identificar os níveis de satisfação e motivação, o perfil dos colaboradores, realizar as análises com base na coleta de dados e ainda propor sugestões com base nas referências bibliográficas. Fica evidenciado na pesquisa que para a geração Z, amostra predominante, o que satisfaz no ambiente de trabalho não necessariamente motiva. 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Metodologia: A pesquisa de satisfação e motivação foi aplicada na área de produção onde se objetivou o público jovem trabalhador da empresa, sendo que esses somam-se vinte colaboradores. Quanto á natureza, a pesquisa pode ser considerada básica e aplicada, pois gera conhecimentos funcionais e também práticos, voltados a realidade da organização. Possui abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto ao estudo é considerado exploratório e descritivo, pois proporciona familiaridade com o problema em questão e também descreve fatos da realidade em estudo. O instrumento que foi utilizado para a coleta de dados tratou-se de um questionário sobre as condições da organização. Para tanto, no âmbito de satisfação no trabalho, utilizou-se o questionário de Escala de Satisfação do Trabalho – EST, de Siqueira (2008), em sua versão reduzida, o qual foi utilizado de forma fiel, pois o mesmo atende as necessidades de pesquisa da organização. 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Resultados: Através dos resultados da pesquisa identificou-se que a faixa etária predominante identificada está entre 16 e 25 anos de idade, solteiros e a maioria apresenta ter o ensino médio completo, a renda não ultrapassa dois salários mínimos mensais e a maioria atua na empresa de 03 a 05 anos. De acordo com a análise da pesquisa foram identificados os pontos que mais geraram descontentamento no quesito satisfação no trabalho e na motivação do trabalho. A única dimensão que apresentou resultado satisfatório foi a que está relacionada à satisfação com os colegas de trabalho. 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Conclusões: Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, os quais eram: Identificar os níveis de satisfação e motivação, o perfil dos colaboradores, realizar as análises com base na coleta de dados e ainda propor sugestões com base nas referências bibliográficas. Fica evidenciado na pesquisa que para a geração Z, amostra predominante, o que satisfaz no ambiente de trabalho não necessariamente motiva. A partir dos resultados apresentados, propõem-se sugestões para melhorar os índices de insatisfação e indiferença, tais como: realizar trabalhos em equipe e atividades dinâmicas com o objetivo de aprimorar o conhecimento entre colegas e melhoramento do convívio entre eles; proporcionar aos funcionários algum tipo de auxílio nos estudos e acrescentar outros tipos de remuneração, além do salário mensal; vivenciar mais as atividades diárias dos trabalhadores, mostrando interesse nas tarefas realizadas por eles; realizar recrutamento interno, antes de selecionar novos talentos; adotar técnicas para avaliação de desempenho de cada funcionário em suas atividades. Diante do que foi relatado, pode-se evidenciar que a organização precisa entender e compreender a relação da geração Z com o mercado de trabalho e adaptar-se as suas perspectivas e necessidades. 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description Introdução: A área de Gestão de Pessoas tornou-se essencial em uma organização, sendo que, Chiavenato (2008, p. 15), afirma que esta vem se tornando cada vez mais complexa e assim sendo, também desafiante. É considerada uma área em que a estratégia competitiva pode ser desenvolvida por meio da adoção de políticas, métodos, técnicas, e outras ações, que tenham o foco no colaborador, visando sua satisfação e motivação, tendo como consequência sua maior produtividade no ambiente de trabalho. O cenário atual no qual as organizações estão inseridas exige flexibilidade e constante ajuste as mudanças, incorporando ao contexto organizacional novos modelos de gestão, os quais tornem a organização cada vez mais competitiva. Neste processo de adaptação continua, a gestão de pessoas tem papel fundamental, de forma que os colaboradores sintam-se satisfeitos e motivados dentro do seu ambiente de trabalho, propiciando o alcance e a conciliação dos objetivos individuais e organizacionais. 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Resultados: Através dos resultados da pesquisa identificou-se que a faixa etária predominante identificada está entre 16 e 25 anos de idade, solteiros e a maioria apresenta ter o ensino médio completo, a renda não ultrapassa dois salários mínimos mensais e a maioria atua na empresa de 03 a 05 anos. De acordo com a análise da pesquisa foram identificados os pontos que mais geraram descontentamento no quesito satisfação no trabalho e na motivação do trabalho. A única dimensão que apresentou resultado satisfatório foi a que está relacionada à satisfação com os colegas de trabalho. 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