Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559 |
Resumo: | A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade. |
id |
UNIJ_0e084434308e63900f8c7c112e0cd677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4559 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGestão participativa no âmbito escolar da educação básica2017-09-0620142017-09-06T18:12:28Z2017-09-06T18:12:28ZA educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.41 f.Ciências HumanasPedagogiaGestão ParticipativaComunidade escolarGestorQualidade de ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559DMD_hdl_123456789/4559Back, Deisi Marileiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeisi%20Marilei%20back.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4559/1/Deisi%20Marilei%20back.pdfapplication/pdf124132http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4559/1/Deisi%20Marilei%20back.pdfb22b800793a8c29283e73e4695b8ea0eMD5123456789_4559_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
title |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
spellingShingle |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica Back, Deisi Marilei Ciências Humanas Pedagogia Gestão Participativa Comunidade escolar Gestor Qualidade de ensino |
title_short |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
title_full |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
title_fullStr |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
title_full_unstemmed |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
title_sort |
Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica |
author |
Back, Deisi Marilei |
author_facet |
Back, Deisi Marilei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Back, Deisi Marilei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Gestão Participativa Comunidade escolar Gestor Qualidade de ensino |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Gestão Participativa Comunidade escolar Gestor Qualidade de ensino |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade. 41 f. |
description |
A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2017-09-06T18:12:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T18:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559 DMD_hdl_123456789/4559 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265189097472 |