Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back, Deisi Marilei
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559
Resumo: A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.
id UNIJ_0e084434308e63900f8c7c112e0cd677
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4559
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGestão participativa no âmbito escolar da educação básica2017-09-0620142017-09-06T18:12:28Z2017-09-06T18:12:28ZA educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.41 f.Ciências HumanasPedagogiaGestão ParticipativaComunidade escolarGestorQualidade de ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559DMD_hdl_123456789/4559Back, Deisi Marileiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeisi%20Marilei%20back.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4559/1/Deisi%20Marilei%20back.pdfapplication/pdf124132http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4559/1/Deisi%20Marilei%20back.pdfb22b800793a8c29283e73e4695b8ea0eMD5123456789_4559_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
title Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
spellingShingle Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
Back, Deisi Marilei
Ciências Humanas
Pedagogia
Gestão Participativa
Comunidade escolar
Gestor
Qualidade de ensino
title_short Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
title_full Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
title_fullStr Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
title_full_unstemmed Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
title_sort Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica
author Back, Deisi Marilei
author_facet Back, Deisi Marilei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Back, Deisi Marilei
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Gestão Participativa
Comunidade escolar
Gestor
Qualidade de ensino
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Gestão Participativa
Comunidade escolar
Gestor
Qualidade de ensino
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.
41 f.
description A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2017-09-06T18:12:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559
DMD_hdl_123456789/4559
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4559
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265189097472