O conhecimento histórico na constituição do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trennepohl, Vera Lucia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4953
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.
id UNIJ_0e7773b0e2fd1c732f9b1552057a8607
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4953
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO conhecimento histórico na constituição do sujeito2018-05-0720142018-05-07T17:42:02Z2018-05-07T17:42:02ZEsta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.182 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasTeorias da HistóriaTeorias de aprendizagemDidática da HistóriaConhecimento históricoConsciência históricaNarrativa em Rüsenhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4953DMD_hdl_123456789/4953Trennepohl, Vera Luciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVera%20Lucia%20Trennepohl.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4953/1/Vera%20Lucia%20Trennepohl.pdfapplication/pdf1407795http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4953/1/Vera%20Lucia%20Trennepohl.pdfb336ec34a38de66181ff020b8a7ab723MD5123456789_4953_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento histórico na constituição do sujeito
title O conhecimento histórico na constituição do sujeito
spellingShingle O conhecimento histórico na constituição do sujeito
Trennepohl, Vera Lucia
Ciências humanas
Educação nas ciências
Teorias da História
Teorias de aprendizagem
Didática da História
Conhecimento histórico
Consciência histórica
Narrativa em Rüsen
title_short O conhecimento histórico na constituição do sujeito
title_full O conhecimento histórico na constituição do sujeito
title_fullStr O conhecimento histórico na constituição do sujeito
title_full_unstemmed O conhecimento histórico na constituição do sujeito
title_sort O conhecimento histórico na constituição do sujeito
author Trennepohl, Vera Lucia
author_facet Trennepohl, Vera Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trennepohl, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Teorias da História
Teorias de aprendizagem
Didática da História
Conhecimento histórico
Consciência histórica
Narrativa em Rüsen
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Teorias da História
Teorias de aprendizagem
Didática da História
Conhecimento histórico
Consciência histórica
Narrativa em Rüsen
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.
182 f.
description Esta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2018-05-07T17:42:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T17:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4953
DMD_hdl_123456789/4953
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4953
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416543739117568