Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Ana Cláudia Bueno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154
Resumo: O papel do curso de Administração para inserir os egressos no ambiente e suprir o mercado de trabalho é estimular o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o profissional estar preparado para os desafios da profissão. Neste cenário, a importância de formar bacharéis em Administração com as competências e habilidades que as organizações requerem é muito importante, pois o campo de atuação do Administrador é amplo, podendo atuar em diferentes modelos e setores organizacionais, tanto em cargos de níveis estratégicos, tático ou operacional. O trabalho tem como objetivo apresentar as percepções dos egressos do curso de Administração da UNIJUÍ quanto as competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, e assim identificar as oportunidades, desafios, fragilidades que estão enfrentando no seu dia a dia dentro das empresas em que estão inseridos e também as percepções dos que estão procurando sua inserção, além do que é pertinente verificar a percepção dos gestores das organizações empregadoras. Este estudo de caso trata-se de uma pesquisa aplicada; É classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva; Pode ser considerado também como uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como: bibliográfica; pesquisa documental e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa concentram-se em dois universos distintos: os egressos do curso de administração da UNIJUÍ e os gestores das organizações empregadoras. A coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2013, transformando-os em percentuais, demonstrados na forma de tabelas ou gráficos. Foram realizadas análises de forma qualitativa, alcançando a comparação entre os resultados dos dois grupos estudados O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as percepções dos egressos ao ingressarem-no mercado de trabalho. A pesquisa realizada conta com uma amostra composta por 10% dos respondentes com idade até 23 anos, 62% da amostra até 24 anos e acima de 31 anos 28%. A pesquisa contou com 21 respostas do sexo feminino equivalente a 54% e 18 respostas do sexo masculino equivalente a 46%. O ano de 2014 destacou-se com o maior número de formando sendo 18 egressos equivalente a 46% da amostra. A percepção dos egressos do curso de Administração sobre a inclusão no mercado de trabalho é observada a partir das Oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Na percepção dos egressos e dos gestores, os egressos encontram-se aptos a desenvolver as Oito competências do Administrador. As duas amostras discordam sobre os egressos estarem aptos para elaborar, implementar e consolidar projetos, como também discordam estarem aptos a realizar consultorias. Para os egressos uma das maiores dificuldades é relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a pratica do dia a dia nas empresas. Destacam também a falta de experiência como um fator desfavorável para ingressar ao mercado de trabalho. Como fator positivo os egressos destacam a ampla visão de todas as áreas que o curso proporciona, e também as oportunidades de visitas a feiras, estágios. Os gestores citam como dificuldades dos egressos a falta de conhecimento prático, e associar a teoria com a pratica das vivencias nas empresas. E como positivo a formação em uma universidade conceituada, podendo colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Conclui-se esta pesquisa com o intuito de contribuir com informações que sejam relevantes ao curso de Administração da UNIJUÍ, mostrando quais são os desafios, oportunidades e fragilidades que os egressos enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho.
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