O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5891 |
Resumo: | Com apenas nove anos de carreira, a cantora brasileira Anitta é um dos maiores nomes da música nacional e gradativamente vem também alcançando o mercado internacional. O objetivo do presente artigo é analisar a carreira da cantora sob o viés do marketing, identificando em sua trajetória as principais estratégias que ajudaram a construir o fenômeno Anitta. O estudo inicia com uma pesquisa bibliográfica de ordem exploratória; após, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando entre outras fontes as notícias e matérias em sites, em revistas impressas e em programas de TV, que resultaram em um estudo de caso da trajetória de Anitta, com maior atenção para o período entre 2016 a 2018. Os resultados demonstram que a utilização de estratégias como benchmarking e o personal branding proporcionaram um aprimoramento da imagem e da marca pessoal da cantora; o marketing de conteúdo e o crossmedia contribuíram na criação de conteúdo relevante para o público e na escolha do mix de meios para a disseminação das informações; e o co-branding, que se configurou em parcerias musicais de Anitta com outros artistas, foi determinante para impulsionar a carreira da cantora para outros mercados, em especial o latino. Com um plano de marketing bem estruturado, a brasileira alcançou números inéditos nas plataformas de streaming e tem chances reais de em breve se firmar no mercado internacional da música. |
id |
UNIJ_53d91c9fa536767746c924a67c917fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5891 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta2019-05-0820192019-05-08T17:09:11Z2019-05-08T17:09:11ZCom apenas nove anos de carreira, a cantora brasileira Anitta é um dos maiores nomes da música nacional e gradativamente vem também alcançando o mercado internacional. O objetivo do presente artigo é analisar a carreira da cantora sob o viés do marketing, identificando em sua trajetória as principais estratégias que ajudaram a construir o fenômeno Anitta. O estudo inicia com uma pesquisa bibliográfica de ordem exploratória; após, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando entre outras fontes as notícias e matérias em sites, em revistas impressas e em programas de TV, que resultaram em um estudo de caso da trajetória de Anitta, com maior atenção para o período entre 2016 a 2018. Os resultados demonstram que a utilização de estratégias como benchmarking e o personal branding proporcionaram um aprimoramento da imagem e da marca pessoal da cantora; o marketing de conteúdo e o crossmedia contribuíram na criação de conteúdo relevante para o público e na escolha do mix de meios para a disseminação das informações; e o co-branding, que se configurou em parcerias musicais de Anitta com outros artistas, foi determinante para impulsionar a carreira da cantora para outros mercados, em especial o latino. Com um plano de marketing bem estruturado, a brasileira alcançou números inéditos nas plataformas de streaming e tem chances reais de em breve se firmar no mercado internacional da música.25 f.Ciências sociais aplicadas.Marketing.Anitta.Mercado Internacional.Benchmarking.Co-branding.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5891DMD_hdl_123456789/5891Ferrari, Lucieneporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuciene%20Ferrari.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5891/1/Luciene%20Ferrari.pdfapplication/pdf1052038http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5891/1/Luciene%20Ferrari.pdf0dbb7e52c4d4166b4691cd21a70f6727MD5123456789_5891_12019-05-18T06:51:37Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
title |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
spellingShingle |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta Ferrari, Luciene Ciências sociais aplicadas. Marketing. Anitta. Mercado Internacional. Benchmarking. Co-branding. |
title_short |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
title_full |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
title_fullStr |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
title_full_unstemmed |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
title_sort |
O papel do marketing na construção de carreira musical: o caso da cantora Anitta |
author |
Ferrari, Luciene |
author_facet |
Ferrari, Luciene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Luciene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Marketing. Anitta. Mercado Internacional. Benchmarking. Co-branding. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Marketing. Anitta. Mercado Internacional. Benchmarking. Co-branding. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Com apenas nove anos de carreira, a cantora brasileira Anitta é um dos maiores nomes da música nacional e gradativamente vem também alcançando o mercado internacional. O objetivo do presente artigo é analisar a carreira da cantora sob o viés do marketing, identificando em sua trajetória as principais estratégias que ajudaram a construir o fenômeno Anitta. O estudo inicia com uma pesquisa bibliográfica de ordem exploratória; após, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando entre outras fontes as notícias e matérias em sites, em revistas impressas e em programas de TV, que resultaram em um estudo de caso da trajetória de Anitta, com maior atenção para o período entre 2016 a 2018. Os resultados demonstram que a utilização de estratégias como benchmarking e o personal branding proporcionaram um aprimoramento da imagem e da marca pessoal da cantora; o marketing de conteúdo e o crossmedia contribuíram na criação de conteúdo relevante para o público e na escolha do mix de meios para a disseminação das informações; e o co-branding, que se configurou em parcerias musicais de Anitta com outros artistas, foi determinante para impulsionar a carreira da cantora para outros mercados, em especial o latino. Com um plano de marketing bem estruturado, a brasileira alcançou números inéditos nas plataformas de streaming e tem chances reais de em breve se firmar no mercado internacional da música. 25 f. |
description |
Com apenas nove anos de carreira, a cantora brasileira Anitta é um dos maiores nomes da música nacional e gradativamente vem também alcançando o mercado internacional. O objetivo do presente artigo é analisar a carreira da cantora sob o viés do marketing, identificando em sua trajetória as principais estratégias que ajudaram a construir o fenômeno Anitta. O estudo inicia com uma pesquisa bibliográfica de ordem exploratória; após, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando entre outras fontes as notícias e matérias em sites, em revistas impressas e em programas de TV, que resultaram em um estudo de caso da trajetória de Anitta, com maior atenção para o período entre 2016 a 2018. Os resultados demonstram que a utilização de estratégias como benchmarking e o personal branding proporcionaram um aprimoramento da imagem e da marca pessoal da cantora; o marketing de conteúdo e o crossmedia contribuíram na criação de conteúdo relevante para o público e na escolha do mix de meios para a disseminação das informações; e o co-branding, que se configurou em parcerias musicais de Anitta com outros artistas, foi determinante para impulsionar a carreira da cantora para outros mercados, em especial o latino. Com um plano de marketing bem estruturado, a brasileira alcançou números inéditos nas plataformas de streaming e tem chances reais de em breve se firmar no mercado internacional da música. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-05-08T17:09:11Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T17:09:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5891 DMD_hdl_123456789/5891 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5891 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1633935050059808768 |