Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1887 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentam-se o desenvolvimento para a construção do braço inferior da suspensão do veículo Mini-Baja com auxílio de simulação CAE, onde se buscou uma melhor solução para a manufatura do conjunto, a baixo custo, possível de realizar sem máquinas e/ou dispositivos do tipo CNC para dobra de perfis tubulares, visando também a facilidade de montagem e soldagem dos componentes. Este trabalho trata-se de uma melhoria dos componentes da suspensão alterando a geometria de tubular para chapas planas dobradas e soldadas, mantendo as dimensões e configuração do sistema, função original e o princípio de soluções já calculadas anteriormente. As mudanças no projeto original em função do reprojeto são do tipo otimizante, devido ser uma melhoria de projeto a partir da implementação de técnicas de manufatura alternativas, visto que praticamente a totalidade dos veículos Mini-Baja que participam da competição SAE BAJA BRASIL são equipadas com suspensão constituídas de perfis tubulares. Para melhor compreensão do estudo realizado, é apresentada uma descrição sobre o funcionamento da suspensão, a partir dos três principais sistemas, onde o braço de suspensão é montado, e considerações relevantes para o sistema. Inicialmente fez-se uma análise do projeto e simulação numérica do atual sistema para em seguida o desenvolver visando a facilidade de manufatura. A primeira fase do processo de reprojeto foi a análise de máquinas e dispositivos para manufatura, onde se identificou o problema de não haver empresas especializadas em dobras de perfis tubulares na cidade. Após, foi determinado que a concepção a ser desenvolvida seria de perfiz de chapa plana cortadas em máquinas CNC, dobradas e soldadas, fez-se o reprojeto preliminar a partir do projeto original (tubular), definição das dimensões principais, análise de funcionamento, simulação numérica e dimensionamento de componentes. Na sequencia realizou-se o reprojeto detalhado onde foram determinados as dimensões, materiais, processos, forma definitiva e montagem para em seguida construir o protótipo do braço de suspensão com o novo perfil. |
id |
UNIJ_5fb5009ff37d95da348b9d99a75deb9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1887 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMelhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja2013-12-0920132013-12-09T13:35:51Z2013-12-09T13:35:51ZNeste trabalho, apresentam-se o desenvolvimento para a construção do braço inferior da suspensão do veículo Mini-Baja com auxílio de simulação CAE, onde se buscou uma melhor solução para a manufatura do conjunto, a baixo custo, possível de realizar sem máquinas e/ou dispositivos do tipo CNC para dobra de perfis tubulares, visando também a facilidade de montagem e soldagem dos componentes. Este trabalho trata-se de uma melhoria dos componentes da suspensão alterando a geometria de tubular para chapas planas dobradas e soldadas, mantendo as dimensões e configuração do sistema, função original e o princípio de soluções já calculadas anteriormente. As mudanças no projeto original em função do reprojeto são do tipo otimizante, devido ser uma melhoria de projeto a partir da implementação de técnicas de manufatura alternativas, visto que praticamente a totalidade dos veículos Mini-Baja que participam da competição SAE BAJA BRASIL são equipadas com suspensão constituídas de perfis tubulares. Para melhor compreensão do estudo realizado, é apresentada uma descrição sobre o funcionamento da suspensão, a partir dos três principais sistemas, onde o braço de suspensão é montado, e considerações relevantes para o sistema. Inicialmente fez-se uma análise do projeto e simulação numérica do atual sistema para em seguida o desenvolver visando a facilidade de manufatura. A primeira fase do processo de reprojeto foi a análise de máquinas e dispositivos para manufatura, onde se identificou o problema de não haver empresas especializadas em dobras de perfis tubulares na cidade. Após, foi determinado que a concepção a ser desenvolvida seria de perfiz de chapa plana cortadas em máquinas CNC, dobradas e soldadas, fez-se o reprojeto preliminar a partir do projeto original (tubular), definição das dimensões principais, análise de funcionamento, simulação numérica e dimensionamento de componentes. Na sequencia realizou-se o reprojeto detalhado onde foram determinados as dimensões, materiais, processos, forma definitiva e montagem para em seguida construir o protótipo do braço de suspensão com o novo perfil.31 f.Suspensão double wishboneElementos finitosMini-BajaEngenhariaEngenharia mecânicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1887DMD_hdl_123456789/1887Maehler, Piero Davidporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC_Piero_Maehler.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1887/3/TCC_Piero_Maehler.pdf.txttext/plain34887http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1887/3/TCC_Piero_Maehler.pdf.txt32f2f0f08ed593b87e53863e600671b1MD5123456789_1887_3TCC_Piero_Maehler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1887/1/TCC_Piero_Maehler.pdfapplication/pdf578782http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1887/1/TCC_Piero_Maehler.pdfd4947a95d9408933ab0454179271e148MD5123456789_1887_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
title |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
spellingShingle |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja Maehler, Piero David Suspensão double wishbone Elementos finitos Mini-Baja Engenharia Engenharia mecânica |
title_short |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
title_full |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
title_fullStr |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
title_full_unstemmed |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
title_sort |
Melhoria do perfil do braço inferior da suspensão de um veículo mini-baja |
author |
Maehler, Piero David |
author_facet |
Maehler, Piero David |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maehler, Piero David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suspensão double wishbone Elementos finitos Mini-Baja Engenharia Engenharia mecânica |
topic |
Suspensão double wishbone Elementos finitos Mini-Baja Engenharia Engenharia mecânica |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Neste trabalho, apresentam-se o desenvolvimento para a construção do braço inferior da suspensão do veículo Mini-Baja com auxílio de simulação CAE, onde se buscou uma melhor solução para a manufatura do conjunto, a baixo custo, possível de realizar sem máquinas e/ou dispositivos do tipo CNC para dobra de perfis tubulares, visando também a facilidade de montagem e soldagem dos componentes. Este trabalho trata-se de uma melhoria dos componentes da suspensão alterando a geometria de tubular para chapas planas dobradas e soldadas, mantendo as dimensões e configuração do sistema, função original e o princípio de soluções já calculadas anteriormente. As mudanças no projeto original em função do reprojeto são do tipo otimizante, devido ser uma melhoria de projeto a partir da implementação de técnicas de manufatura alternativas, visto que praticamente a totalidade dos veículos Mini-Baja que participam da competição SAE BAJA BRASIL são equipadas com suspensão constituídas de perfis tubulares. Para melhor compreensão do estudo realizado, é apresentada uma descrição sobre o funcionamento da suspensão, a partir dos três principais sistemas, onde o braço de suspensão é montado, e considerações relevantes para o sistema. Inicialmente fez-se uma análise do projeto e simulação numérica do atual sistema para em seguida o desenvolver visando a facilidade de manufatura. A primeira fase do processo de reprojeto foi a análise de máquinas e dispositivos para manufatura, onde se identificou o problema de não haver empresas especializadas em dobras de perfis tubulares na cidade. Após, foi determinado que a concepção a ser desenvolvida seria de perfiz de chapa plana cortadas em máquinas CNC, dobradas e soldadas, fez-se o reprojeto preliminar a partir do projeto original (tubular), definição das dimensões principais, análise de funcionamento, simulação numérica e dimensionamento de componentes. Na sequencia realizou-se o reprojeto detalhado onde foram determinados as dimensões, materiais, processos, forma definitiva e montagem para em seguida construir o protótipo do braço de suspensão com o novo perfil. 31 f. |
description |
Neste trabalho, apresentam-se o desenvolvimento para a construção do braço inferior da suspensão do veículo Mini-Baja com auxílio de simulação CAE, onde se buscou uma melhor solução para a manufatura do conjunto, a baixo custo, possível de realizar sem máquinas e/ou dispositivos do tipo CNC para dobra de perfis tubulares, visando também a facilidade de montagem e soldagem dos componentes. Este trabalho trata-se de uma melhoria dos componentes da suspensão alterando a geometria de tubular para chapas planas dobradas e soldadas, mantendo as dimensões e configuração do sistema, função original e o princípio de soluções já calculadas anteriormente. As mudanças no projeto original em função do reprojeto são do tipo otimizante, devido ser uma melhoria de projeto a partir da implementação de técnicas de manufatura alternativas, visto que praticamente a totalidade dos veículos Mini-Baja que participam da competição SAE BAJA BRASIL são equipadas com suspensão constituídas de perfis tubulares. Para melhor compreensão do estudo realizado, é apresentada uma descrição sobre o funcionamento da suspensão, a partir dos três principais sistemas, onde o braço de suspensão é montado, e considerações relevantes para o sistema. Inicialmente fez-se uma análise do projeto e simulação numérica do atual sistema para em seguida o desenvolver visando a facilidade de manufatura. A primeira fase do processo de reprojeto foi a análise de máquinas e dispositivos para manufatura, onde se identificou o problema de não haver empresas especializadas em dobras de perfis tubulares na cidade. Após, foi determinado que a concepção a ser desenvolvida seria de perfiz de chapa plana cortadas em máquinas CNC, dobradas e soldadas, fez-se o reprojeto preliminar a partir do projeto original (tubular), definição das dimensões principais, análise de funcionamento, simulação numérica e dimensionamento de componentes. Na sequencia realizou-se o reprojeto detalhado onde foram determinados as dimensões, materiais, processos, forma definitiva e montagem para em seguida construir o protótipo do braço de suspensão com o novo perfil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-12-09T13:35:51Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-09T13:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1887 DMD_hdl_123456789/1887 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1887 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413797920178176 |