A conta de cada qual na violência instituída no social: a escola e o uso da psicologia em suas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kersting, Dalva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5301
Resumo: No ambiente escolar, a conta da violência vem a ser cobrada no momento em que possibilite pensar e repensar as relações entre os sujeitos que participam do e no processo educativo, é buscar conhecer uma forma não alienante, de mediar a detecção, discussão e solução dos valores envolvidos. O interesse de ordem da psicologia incide no objetivo de contribuir para a mediação de violências e conflitos escolares, com real possibilidade da análise do cotidiano escolar, da fala, da escuta, reflexão, intervenção e minimização de conflitos, das diferentes formas de violência entre os sujeitos do ensino aprendizado. De se observar as manifestações de violências, sem olvidar da gama de relações sociais que lhes são atreladas, compreendidas aí, a família, a comunidade e os grupos do entorno. A intervenção de qualidade, com profissional da psicologia que adote a postura de permitir a transferência, para facultar a escuta que viabilize um estudo de situações de violência, cuja amplitude reflita na vida dos atores do círculo, não esquecendo a obrigação da sociedade em contribuir para assegurar o êxito em coibir a aceitação do violento como normal, onde o espaço escolar seja de crescimento.
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57 f.
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