A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca, Gilvana Castoldi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663
Resumo: Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento.
id UNIJ_6b3c643acb43d1e4852a3b82fe2a2d46
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1663
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial2013-06-1320132013-06-13T12:34:07Z2013-06-13T12:34:07ZEste artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento.26 f.GestãoCustosPrecificaçãoMargem de contribuiçãoResultadosControladoriaGestão empresarialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663DMD_hdl_123456789/1663Lucca, Gilvana Castoldiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessartigo%20versao%20final.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1663/1/artigo%20versao%20final.pdfapplication/pdf390859http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1663/1/artigo%20versao%20final.pdfc042b82e1046b0b828614558edb5d254MD5123456789_1663_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
title A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
spellingShingle A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
Lucca, Gilvana Castoldi
Gestão
Custos
Precificação
Margem de contribuição
Resultados
Controladoria
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
title_short A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
title_full A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
title_fullStr A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
title_full_unstemmed A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
title_sort A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
author Lucca, Gilvana Castoldi
author_facet Lucca, Gilvana Castoldi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Gilvana Castoldi
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Custos
Precificação
Margem de contribuição
Resultados
Controladoria
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
topic Gestão
Custos
Precificação
Margem de contribuição
Resultados
Controladoria
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento.
26 f.
description Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-06-13T12:34:07Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-13T12:34:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663
DMD_hdl_123456789/1663
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617992925184