A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663 |
Resumo: | Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento. |
id |
UNIJ_6b3c643acb43d1e4852a3b82fe2a2d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1663 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial2013-06-1320132013-06-13T12:34:07Z2013-06-13T12:34:07ZEste artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento.26 f.GestãoCustosPrecificaçãoMargem de contribuiçãoResultadosControladoriaGestão empresarialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663DMD_hdl_123456789/1663Lucca, Gilvana Castoldiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessartigo%20versao%20final.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1663/1/artigo%20versao%20final.pdfapplication/pdf390859http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1663/1/artigo%20versao%20final.pdfc042b82e1046b0b828614558edb5d254MD5123456789_1663_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
title |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
spellingShingle |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial Lucca, Gilvana Castoldi Gestão Custos Precificação Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
title_full |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
title_fullStr |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
title_full_unstemmed |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
title_sort |
A relevância da gestão estrategica de custos na gestão de uma empresa comercial |
author |
Lucca, Gilvana Castoldi |
author_facet |
Lucca, Gilvana Castoldi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucca, Gilvana Castoldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Custos Precificação Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Gestão Custos Precificação Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento. 26 f. |
description |
Este artigo buscou evidenciar a aplicação prática da gestão estratégica de custos em uma empresa comercial do ramo de ferramentas elétricas. Com o objetivo de disponibilizar ao gestor informações estratégicas que auxiliassem na tomada de decisão, foram apresentados indicadores gerenciais, como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Na revisão bibliográfica foram estabelecidos os conceitos fundamentais utilizados especificamente na atividade comercial. A classificação dos custos e das despesas, assim como a formação do preço de venda auxiliam na posterior análise de custo, volume e resultado. No caso em estudo, a empresa não tinha um controle formal da rentabilidade. Desta forma, desenvolveram-se alguns indicadores que evidenciaram a necessidade de aumento do volume de negócios para aumentar a rentabilidade e diluir as despesas gerais. Além disso, foi possível elaborar simuladores para a formação do preço de venda, como também para acompanhar os resultados financeiros com diferentes níveis de faturamentos. A contribuição deste trabalho para a empresa foi disponibilizar, para o gestor, um instrumento de análise para auxiliar na administração do seu empreendimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-06-13T12:34:07Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-13T12:34:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663 DMD_hdl_123456789/1663 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413617992925184 |