Redes de cooperação como diferencial competitivo no ramo de revenda de veículos: o caso da Rede AREVESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ebone, Alex Felipe
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3160
Resumo: No atual cenário de globalização e de avanço tecnológico vivido pelas empresas, juntamente com a velocidade de transformação da sociedade, no âmbito social, econômico e político. As redes de cooperação podem proporcionar para as MPMEs uma proposta de crescimento e desenvolvimento em conjunto, proporcionando a elas alcançar vantagens competitivas através da cooperação entre empresas, desenvolvendo novos processos e buscando novas estratégias. As redes de cooperação levam a seus integrantes inúmeras vantagens como, redução de custos, ampliação de mercado, acesso a novos recursos, maior poder de mercado, aprendizagem coletiva, troca de informações entre outras. A pesquisa foi desenvolvida na rede AREVESC de Santa Cruz do Sul – RS, como resultados expressivos, 61,90% das empresas atribuem como maior beneficio marketing e divulgação na mídia e como segundo maior beneficio para 42,90% vem poder de compra (barganha), oque diretamente podemos relacionar com as principais ações que a rede vem focando os seus esforços até o momento, a troca de informações foi o beneficio relacionado como sendo menos expressivo. Oque demonstra que rede possui vantagens competitivas. Em contrapartida este ainda é um conceito pouco estudado e que existem muitas dificuldades e desafios para o futuro. Contudo conceito de cooperação apresenta-se como um grande avanço tecnológico e uma alternativa para as pequenas e médias empresas.
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