A participação da família na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567
Resumo: O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer.
id UNIJ_7d21672375b6b6bc058423b9bc0e6c7e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4567
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA participação da família na escola2017-09-0620172017-09-06T19:29:12Z2017-09-06T19:29:12ZO presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer.25 f.Ciências HumanasPedagogiaParticipaçãoFamíliaEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567DMD_hdl_123456789/4567Trentin, Samara Thais Assunção dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSamara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4567/1/Samara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdfapplication/pdf397705http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4567/1/Samara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdf1cead48ffad2567cc0bf670863d1053cMD5123456789_4567_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A participação da família na escola
title A participação da família na escola
spellingShingle A participação da família na escola
Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos
Ciências Humanas
Pedagogia
Participação
Família
Escola
title_short A participação da família na escola
title_full A participação da família na escola
title_fullStr A participação da família na escola
title_full_unstemmed A participação da família na escola
title_sort A participação da família na escola
author Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos
author_facet Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Participação
Família
Escola
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Participação
Família
Escola
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer.
25 f.
description O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-09-06T19:29:12Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T19:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567
DMD_hdl_123456789/4567
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265201680384