A participação da família na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567 |
Resumo: | O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer. |
id |
UNIJ_7d21672375b6b6bc058423b9bc0e6c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4567 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA participação da família na escola2017-09-0620172017-09-06T19:29:12Z2017-09-06T19:29:12ZO presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer.25 f.Ciências HumanasPedagogiaParticipaçãoFamíliaEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567DMD_hdl_123456789/4567Trentin, Samara Thais Assunção dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSamara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4567/1/Samara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdfapplication/pdf397705http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4567/1/Samara%20thais%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Santos%20Trentin.pdf1cead48ffad2567cc0bf670863d1053cMD5123456789_4567_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação da família na escola |
title |
A participação da família na escola |
spellingShingle |
A participação da família na escola Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos Ciências Humanas Pedagogia Participação Família Escola |
title_short |
A participação da família na escola |
title_full |
A participação da família na escola |
title_fullStr |
A participação da família na escola |
title_full_unstemmed |
A participação da família na escola |
title_sort |
A participação da família na escola |
author |
Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos |
author_facet |
Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trentin, Samara Thais Assunção dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Participação Família Escola |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Participação Família Escola |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer. 25 f. |
description |
O presente estudo enfatiza a participação da família na escola e foi realizado em uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola. Foi analisada a importância dessa participação no contexto escolar e no que eles interferem. Para a investigação deste trabalho, foram realizadas observações de campo e coleta de dados em forma de questionário individual, a pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, e que a família espera da escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família no ambiente escolar. Buscou-se também com essa pesquisa trazer situações problemas, para se ter um esclarecimento de como família e escola atuam em seus papeis, e o que eles fazem para poder resolver situações de conflitos uma com a outra, não tentando achar nenhum culpado, mas sim achar uma possível solução. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer, mas ainda é um longo caminho que deve ser percorrido e não deve ser deixado de lado, pois ambos os lados só tem a ganhar se essa participação acontecer. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-09-06T19:29:12Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T19:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567 DMD_hdl_123456789/4567 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4567 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265201680384 |