Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borre, Viviane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1931
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar se os planos de formação de profissionais técnicos das escolas profissionalizantes constituem competências nos trabalhadores de acordo com as expectativas e necessidades das empresas metal mecânicas de Panambi. Portanto, foi realizada uma pesquisa que se classifica quanto aos fins - exploratória e descritiva e quanto aos meios - bibliográfica e de campo. No universo amostral os sujeitos das pesquisas foram às escolas profissionalizantes, as empresas do setor metal mecânico e os trabalhadores do setor. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas aplicadas aos coordenadores dos cursos técnicos, aos responsáveis pelas empresas e aos trabalhadores das empresas que concluíram o curso no primeiro semestre de 2013. O estudo traz uma sustentação teórica, com conceitos sobre o Comportamento Organizacional e a Gestão de Pessoas, fundamentais para entender as percepções dos indivíduos. Constata-se que os cursos técnicos das escolas entrevistadas possuem planos de formação que proporcionam aos alunos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que estão de acordo com as expectativas e necessidades das empresas do setor. Também durante as entrevistas realizadas foram identificados gargalos existentes entre as empresas e as escolas, e entre os trabalhadores e as escolas. Portanto, para solucionar os gargalos encontrados foram propostas recomendações para as escolas e para as empresas do setor. Então se conclui que todos os objetivos foram alcançados e recomenda-se que para futuros estudos o pesquisador frequente os locais de maior circulação de pessoas para então obter mais informações sobre o tema em questão.
id UNIJ_88b9df00f3ba6e79ea25b3a8956bd537
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1931
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFormação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos2013-12-2320132013-12-23T16:37:48Z2013-12-23T16:37:48ZO objetivo deste estudo foi identificar se os planos de formação de profissionais técnicos das escolas profissionalizantes constituem competências nos trabalhadores de acordo com as expectativas e necessidades das empresas metal mecânicas de Panambi. Portanto, foi realizada uma pesquisa que se classifica quanto aos fins - exploratória e descritiva e quanto aos meios - bibliográfica e de campo. No universo amostral os sujeitos das pesquisas foram às escolas profissionalizantes, as empresas do setor metal mecânico e os trabalhadores do setor. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas aplicadas aos coordenadores dos cursos técnicos, aos responsáveis pelas empresas e aos trabalhadores das empresas que concluíram o curso no primeiro semestre de 2013. O estudo traz uma sustentação teórica, com conceitos sobre o Comportamento Organizacional e a Gestão de Pessoas, fundamentais para entender as percepções dos indivíduos. Constata-se que os cursos técnicos das escolas entrevistadas possuem planos de formação que proporcionam aos alunos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que estão de acordo com as expectativas e necessidades das empresas do setor. Também durante as entrevistas realizadas foram identificados gargalos existentes entre as empresas e as escolas, e entre os trabalhadores e as escolas. Portanto, para solucionar os gargalos encontrados foram propostas recomendações para as escolas e para as empresas do setor. Então se conclui que todos os objetivos foram alcançados e recomenda-se que para futuros estudos o pesquisador frequente os locais de maior circulação de pessoas para então obter mais informações sobre o tema em questão.59 f.CompetênciasEscolasEmpresasTrabalhadoresAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1931DMD_hdl_123456789/1931Borre, Vivianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Viviane%20Borre.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1931/1/TCC%20Viviane%20Borre.pdfapplication/pdf778171http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1931/1/TCC%20Viviane%20Borre.pdf32c830fc5bf76854bd650b98fb7d771eMD5123456789_1931_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
title Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
spellingShingle Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
Borre, Viviane
Competências
Escolas
Empresas
Trabalhadores
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
title_full Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
title_fullStr Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
title_full_unstemmed Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
title_sort Formação profissional no segmento industrial em Panambi: um estudo de percepções dos sujeitos envolvidos
author Borre, Viviane
author_facet Borre, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borre, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Escolas
Empresas
Trabalhadores
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
topic Competências
Escolas
Empresas
Trabalhadores
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo foi identificar se os planos de formação de profissionais técnicos das escolas profissionalizantes constituem competências nos trabalhadores de acordo com as expectativas e necessidades das empresas metal mecânicas de Panambi. Portanto, foi realizada uma pesquisa que se classifica quanto aos fins - exploratória e descritiva e quanto aos meios - bibliográfica e de campo. No universo amostral os sujeitos das pesquisas foram às escolas profissionalizantes, as empresas do setor metal mecânico e os trabalhadores do setor. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas aplicadas aos coordenadores dos cursos técnicos, aos responsáveis pelas empresas e aos trabalhadores das empresas que concluíram o curso no primeiro semestre de 2013. O estudo traz uma sustentação teórica, com conceitos sobre o Comportamento Organizacional e a Gestão de Pessoas, fundamentais para entender as percepções dos indivíduos. Constata-se que os cursos técnicos das escolas entrevistadas possuem planos de formação que proporcionam aos alunos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que estão de acordo com as expectativas e necessidades das empresas do setor. Também durante as entrevistas realizadas foram identificados gargalos existentes entre as empresas e as escolas, e entre os trabalhadores e as escolas. Portanto, para solucionar os gargalos encontrados foram propostas recomendações para as escolas e para as empresas do setor. Então se conclui que todos os objetivos foram alcançados e recomenda-se que para futuros estudos o pesquisador frequente os locais de maior circulação de pessoas para então obter mais informações sobre o tema em questão.
59 f.
description O objetivo deste estudo foi identificar se os planos de formação de profissionais técnicos das escolas profissionalizantes constituem competências nos trabalhadores de acordo com as expectativas e necessidades das empresas metal mecânicas de Panambi. Portanto, foi realizada uma pesquisa que se classifica quanto aos fins - exploratória e descritiva e quanto aos meios - bibliográfica e de campo. No universo amostral os sujeitos das pesquisas foram às escolas profissionalizantes, as empresas do setor metal mecânico e os trabalhadores do setor. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas aplicadas aos coordenadores dos cursos técnicos, aos responsáveis pelas empresas e aos trabalhadores das empresas que concluíram o curso no primeiro semestre de 2013. O estudo traz uma sustentação teórica, com conceitos sobre o Comportamento Organizacional e a Gestão de Pessoas, fundamentais para entender as percepções dos indivíduos. Constata-se que os cursos técnicos das escolas entrevistadas possuem planos de formação que proporcionam aos alunos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que estão de acordo com as expectativas e necessidades das empresas do setor. Também durante as entrevistas realizadas foram identificados gargalos existentes entre as empresas e as escolas, e entre os trabalhadores e as escolas. Portanto, para solucionar os gargalos encontrados foram propostas recomendações para as escolas e para as empresas do setor. Então se conclui que todos os objetivos foram alcançados e recomenda-se que para futuros estudos o pesquisador frequente os locais de maior circulação de pessoas para então obter mais informações sobre o tema em questão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-23
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-12-23T16:37:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-23T16:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1931
DMD_hdl_123456789/1931
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1931
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413888568524800