Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548
Resumo: A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.
id UNIJ_b179b56fc1ef6c470a99d7c1003627c1
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1548
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar2013-03-1520122013-03-15T14:12:48Z2013-03-15T14:12:48ZA valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.23 f.Conhecimento prévioEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoFísicaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548DMD_hdl_123456789/1548Bonfada, Edenilso José de Pellegrinporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEdenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1548/1/Edenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdfapplication/pdf147703http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1548/1/Edenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdf3595fbd4a909e3666bbecd48bf7a78a0MD5123456789_1548_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
title Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
spellingShingle Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
Conhecimento prévio
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Física
Ciências Exatas e da Terra
title_short Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
title_full Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
title_fullStr Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
title_full_unstemmed Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
title_sort Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
author Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
author_facet Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento prévio
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Física
Ciências Exatas e da Terra
topic Conhecimento prévio
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Física
Ciências Exatas e da Terra
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.
23 f.
description A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-03-15T14:12:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-15T14:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548
DMD_hdl_123456789/1548
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413527136960512