Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548 |
Resumo: | A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos. |
id |
UNIJ_b179b56fc1ef6c470a99d7c1003627c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1548 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar2013-03-1520122013-03-15T14:12:48Z2013-03-15T14:12:48ZA valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.23 f.Conhecimento prévioEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoFísicaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548DMD_hdl_123456789/1548Bonfada, Edenilso José de Pellegrinporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEdenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1548/1/Edenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdfapplication/pdf147703http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1548/1/Edenilso%20Jos%c3%a9%20de%20Pellegrin%20Bonfada.pdf3595fbd4a909e3666bbecd48bf7a78a0MD5123456789_1548_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
title |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
spellingShingle |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar Bonfada, Edenilso José de Pellegrin Conhecimento prévio Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Física Ciências Exatas e da Terra |
title_short |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
title_full |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
title_fullStr |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
title_full_unstemmed |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
title_sort |
Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar |
author |
Bonfada, Edenilso José de Pellegrin |
author_facet |
Bonfada, Edenilso José de Pellegrin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfada, Edenilso José de Pellegrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento prévio Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Física Ciências Exatas e da Terra |
topic |
Conhecimento prévio Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Física Ciências Exatas e da Terra |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos. 23 f. |
description |
A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-03-15T14:12:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-15T14:12:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548 DMD_hdl_123456789/1548 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413527136960512 |