Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Monique Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6483
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise na decisão do Habeas Corpus coletivo 143.641/SP, que possibilita o benefício da concessão de prisão domiciliar para as mulheres presas preventivamente em condições de gestante, puérperas, com filhos menores com até doze anos incompletos, ou com deficiência. Ante isso, faz-se um breve, porém necessário, estudo histórico do sistema penal para que o trabalho abarque a compreensão de quais foram os principais fatores que formaram o sistema jurídico criminal e aplicação da pena. Ainda é necessário entender em quais situações é aplicável a prisão domiciliar. Além disso, é de suma importância reconhecer os direitos violados, bem como avanços no âmbito jurídico e social. Abrange a situação da mulher e criança nas penitenciárias, considerando os princípios fundamentais, tais como, a dignidade da pessoa humana, o melhor interesse da criança, a pessoalidade da pena e a convivência familiar. Estuda as leis e as garantias que são asseguradas as mulheres e crianças. Investiga a abrangência do habeas corpus coletivo, exceções em que não são aplicadas a prisão domiciliar. Traz discussões da concessão do benefício, devido boa parte da sociedade acreditar que o fato de decretar prisão domiciliar gera o perdão da pena, e, diante dessa visão, apresenta a importância de os seres humanos compreender os direitos inalienáveis. A metodologia quanto aos objetivos gerais, deu-se pelo método exploratório em que utilizou-se de coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos, na legislação e através de pesquisa eletrônica, com realização de uma abordagem hipotético-dedutivo, observando o fichamento, e selecionamento prévio de material, principalmente analisando o habeas corpus supracitado.
id UNIJ_bec05f11e3ef77e8b6c4ee8ba4a7ad9e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6483
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPrisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal2020-02-0420192020-02-05T00:35:10Z2020-02-05T00:35:10ZO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise na decisão do Habeas Corpus coletivo 143.641/SP, que possibilita o benefício da concessão de prisão domiciliar para as mulheres presas preventivamente em condições de gestante, puérperas, com filhos menores com até doze anos incompletos, ou com deficiência. Ante isso, faz-se um breve, porém necessário, estudo histórico do sistema penal para que o trabalho abarque a compreensão de quais foram os principais fatores que formaram o sistema jurídico criminal e aplicação da pena. Ainda é necessário entender em quais situações é aplicável a prisão domiciliar. Além disso, é de suma importância reconhecer os direitos violados, bem como avanços no âmbito jurídico e social. Abrange a situação da mulher e criança nas penitenciárias, considerando os princípios fundamentais, tais como, a dignidade da pessoa humana, o melhor interesse da criança, a pessoalidade da pena e a convivência familiar. Estuda as leis e as garantias que são asseguradas as mulheres e crianças. Investiga a abrangência do habeas corpus coletivo, exceções em que não são aplicadas a prisão domiciliar. Traz discussões da concessão do benefício, devido boa parte da sociedade acreditar que o fato de decretar prisão domiciliar gera o perdão da pena, e, diante dessa visão, apresenta a importância de os seres humanos compreender os direitos inalienáveis. A metodologia quanto aos objetivos gerais, deu-se pelo método exploratório em que utilizou-se de coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos, na legislação e através de pesquisa eletrônica, com realização de uma abordagem hipotético-dedutivo, observando o fichamento, e selecionamento prévio de material, principalmente analisando o habeas corpus supracitado.37 f.Ciências sociais aplicadasDireitoHabeas CorpusCrianças e AdolescentesMulheresDetentashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6483DMD_hdl_123456789/6483Vicente, Monique Gonçalvesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONIQUE%20GON%c3%87ALVES%20VICENTE.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6483/1/MONIQUE%20GON%c3%87ALVES%20VICENTE.pdfapplication/pdf466712http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6483/1/MONIQUE%20GON%c3%87ALVES%20VICENTE.pdf984e9d8466c63b28828d5b2659bd29c8MD5123456789_6483_12020-02-08T07:15:07Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
title Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
spellingShingle Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
Vicente, Monique Gonçalves
Ciências sociais aplicadas
Direito
Habeas Corpus
Crianças e Adolescentes
Mulheres
Detentas
title_short Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
title_full Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
title_fullStr Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
title_full_unstemmed Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
title_sort Prisão domiciliar uma análise acerca do entendimento do Supremo Tribunal Federal
author Vicente, Monique Gonçalves
author_facet Vicente, Monique Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Monique Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Habeas Corpus
Crianças e Adolescentes
Mulheres
Detentas
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Habeas Corpus
Crianças e Adolescentes
Mulheres
Detentas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise na decisão do Habeas Corpus coletivo 143.641/SP, que possibilita o benefício da concessão de prisão domiciliar para as mulheres presas preventivamente em condições de gestante, puérperas, com filhos menores com até doze anos incompletos, ou com deficiência. Ante isso, faz-se um breve, porém necessário, estudo histórico do sistema penal para que o trabalho abarque a compreensão de quais foram os principais fatores que formaram o sistema jurídico criminal e aplicação da pena. Ainda é necessário entender em quais situações é aplicável a prisão domiciliar. Além disso, é de suma importância reconhecer os direitos violados, bem como avanços no âmbito jurídico e social. Abrange a situação da mulher e criança nas penitenciárias, considerando os princípios fundamentais, tais como, a dignidade da pessoa humana, o melhor interesse da criança, a pessoalidade da pena e a convivência familiar. Estuda as leis e as garantias que são asseguradas as mulheres e crianças. Investiga a abrangência do habeas corpus coletivo, exceções em que não são aplicadas a prisão domiciliar. Traz discussões da concessão do benefício, devido boa parte da sociedade acreditar que o fato de decretar prisão domiciliar gera o perdão da pena, e, diante dessa visão, apresenta a importância de os seres humanos compreender os direitos inalienáveis. A metodologia quanto aos objetivos gerais, deu-se pelo método exploratório em que utilizou-se de coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos, na legislação e através de pesquisa eletrônica, com realização de uma abordagem hipotético-dedutivo, observando o fichamento, e selecionamento prévio de material, principalmente analisando o habeas corpus supracitado.
37 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise na decisão do Habeas Corpus coletivo 143.641/SP, que possibilita o benefício da concessão de prisão domiciliar para as mulheres presas preventivamente em condições de gestante, puérperas, com filhos menores com até doze anos incompletos, ou com deficiência. Ante isso, faz-se um breve, porém necessário, estudo histórico do sistema penal para que o trabalho abarque a compreensão de quais foram os principais fatores que formaram o sistema jurídico criminal e aplicação da pena. Ainda é necessário entender em quais situações é aplicável a prisão domiciliar. Além disso, é de suma importância reconhecer os direitos violados, bem como avanços no âmbito jurídico e social. Abrange a situação da mulher e criança nas penitenciárias, considerando os princípios fundamentais, tais como, a dignidade da pessoa humana, o melhor interesse da criança, a pessoalidade da pena e a convivência familiar. Estuda as leis e as garantias que são asseguradas as mulheres e crianças. Investiga a abrangência do habeas corpus coletivo, exceções em que não são aplicadas a prisão domiciliar. Traz discussões da concessão do benefício, devido boa parte da sociedade acreditar que o fato de decretar prisão domiciliar gera o perdão da pena, e, diante dessa visão, apresenta a importância de os seres humanos compreender os direitos inalienáveis. A metodologia quanto aos objetivos gerais, deu-se pelo método exploratório em que utilizou-se de coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos, na legislação e através de pesquisa eletrônica, com realização de uma abordagem hipotético-dedutivo, observando o fichamento, e selecionamento prévio de material, principalmente analisando o habeas corpus supracitado.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-05T00:35:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-05T00:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6483
DMD_hdl_123456789/6483
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6483
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1658237268760985600