Educação infantil: espaço e tempo para o protagonismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Aline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4558
Resumo: O presente estudo buscou verificar em uma escola de Educação Infantil, se as crianças estão sendo protagonistas de suas infâncias. Apesar da mesma, ser considerada a primeira etapa da educação básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. A partir da construção social do conceito infância, analisam-se possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios, na vida das crianças, em que elas sejam atores sociais, sujeitos ativos e singulares. Assim, o protagonismo infantil, busca valorizar a participação da criança, aonde suas vozes sejam ouvidas e escutadas. Desta forma, muitas práticas pedagógicas, acabam não respeitando as especificidades da criança em sua faixa etária. Por isso, faz-se necessário a construção de novas práticas no espaço escolar, que oportunizem a escuta da voz das crianças, para que assim, elas mostrem aos adultos, o mundo a partir de seu olhar, na busca, pela valorização de culturas infantis.
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