Educação infantil: espaço e tempo para o protagonismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4558 |
Resumo: | O presente estudo buscou verificar em uma escola de Educação Infantil, se as crianças estão sendo protagonistas de suas infâncias. Apesar da mesma, ser considerada a primeira etapa da educação básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. A partir da construção social do conceito infância, analisam-se possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios, na vida das crianças, em que elas sejam atores sociais, sujeitos ativos e singulares. Assim, o protagonismo infantil, busca valorizar a participação da criança, aonde suas vozes sejam ouvidas e escutadas. Desta forma, muitas práticas pedagógicas, acabam não respeitando as especificidades da criança em sua faixa etária. Por isso, faz-se necessário a construção de novas práticas no espaço escolar, que oportunizem a escuta da voz das crianças, para que assim, elas mostrem aos adultos, o mundo a partir de seu olhar, na busca, pela valorização de culturas infantis. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação infantil: espaço e tempo para o protagonismo2017-09-0620142017-09-06T18:06:16Z2017-09-06T18:06:16ZO presente estudo buscou verificar em uma escola de Educação Infantil, se as crianças estão sendo protagonistas de suas infâncias. Apesar da mesma, ser considerada a primeira etapa da educação básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. A partir da construção social do conceito infância, analisam-se possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios, na vida das crianças, em que elas sejam atores sociais, sujeitos ativos e singulares. Assim, o protagonismo infantil, busca valorizar a participação da criança, aonde suas vozes sejam ouvidas e escutadas. Desta forma, muitas práticas pedagógicas, acabam não respeitando as especificidades da criança em sua faixa etária. Por isso, faz-se necessário a construção de novas práticas no espaço escolar, que oportunizem a escuta da voz das crianças, para que assim, elas mostrem aos adultos, o mundo a partir de seu olhar, na busca, pela valorização de culturas infantis.36 f.Ciências HumanasPedagogiaProtagonismoCriançaInfânciaEducação infantilParticipaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4558DMD_hdl_123456789/4558Schmidt, Alineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline%20Schmidt.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4558/1/Aline%20Schmidt.pdfapplication/pdf302752http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4558/1/Aline%20Schmidt.pdf3fdac2076c935711d69e9e6cb560f3f7MD5123456789_4558_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
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O presente estudo buscou verificar em uma escola de Educação Infantil, se as crianças estão sendo protagonistas de suas infâncias. Apesar da mesma, ser considerada a primeira etapa da educação básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. A partir da construção social do conceito infância, analisam-se possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios, na vida das crianças, em que elas sejam atores sociais, sujeitos ativos e singulares. Assim, o protagonismo infantil, busca valorizar a participação da criança, aonde suas vozes sejam ouvidas e escutadas. Desta forma, muitas práticas pedagógicas, acabam não respeitando as especificidades da criança em sua faixa etária. Por isso, faz-se necessário a construção de novas práticas no espaço escolar, que oportunizem a escuta da voz das crianças, para que assim, elas mostrem aos adultos, o mundo a partir de seu olhar, na busca, pela valorização de culturas infantis. 36 f. |
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O presente estudo buscou verificar em uma escola de Educação Infantil, se as crianças estão sendo protagonistas de suas infâncias. Apesar da mesma, ser considerada a primeira etapa da educação básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. A partir da construção social do conceito infância, analisam-se possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios, na vida das crianças, em que elas sejam atores sociais, sujeitos ativos e singulares. Assim, o protagonismo infantil, busca valorizar a participação da criança, aonde suas vozes sejam ouvidas e escutadas. Desta forma, muitas práticas pedagógicas, acabam não respeitando as especificidades da criança em sua faixa etária. Por isso, faz-se necessário a construção de novas práticas no espaço escolar, que oportunizem a escuta da voz das crianças, para que assim, elas mostrem aos adultos, o mundo a partir de seu olhar, na busca, pela valorização de culturas infantis. |
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