Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Traesel, Neide Marlene
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100
Resumo: Esta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos.
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description Esta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos.
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