Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Angélica Neumann da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4188
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a Síndrome de Burnout a partir do valor simbólico do trabalho para o sujeito na contemporaneidade. Com enfoque nos efeitos do trabalho na saúde do trabalhador. O ponto de partida se dá pelas inovações tecnológicas que são introduzidas no campo do trabalho, e isso faz com que ocorram muitas modificações nas instituições, a rapidez das mudanças do mundo contemporâneo é um desafio para o trabalhador, pois o coloca frente a inúmeras exigências e aperfeiçoamento constante. Estes fatos impactam de forma negativa na subjetividade deste sujeito, podendo se manifestar diversas formas de adoecimento advindas do trabalho, como a angústia e o estresse, esse por sua vez, se não tratado adequadamente poderá evoluir e se apresentar na forma da Síndrome de burnout. Burnout está relacionado com o mundo do trabalho e com o tipo de atividades laborais do indivíduo, aliada com a nova forma de trabalho na contemporaneidade, que conflita cotidianamente o sujeito e seus próprios limites. Provoca conflitos psíquicos que intervém nas relações pessoais e na forma de realizar seu trabalho, o que se entende por esgotamento profissional. O estudo apresenta através da psicologia organizacional algumas possíveis intervenções a serem realizadas pelo psicólogo que atua na instituição, para buscar reestabelecer uma via de possibilidades para o sujeito trabalhador.
id UNIJ_ec072e56ccda7abccbbcd25c3bdfbdc5
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4188
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBurnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador2017-06-2220162017-06-23T00:34:39Z2017-06-23T00:34:39ZO presente trabalho pretende abordar a Síndrome de Burnout a partir do valor simbólico do trabalho para o sujeito na contemporaneidade. Com enfoque nos efeitos do trabalho na saúde do trabalhador. O ponto de partida se dá pelas inovações tecnológicas que são introduzidas no campo do trabalho, e isso faz com que ocorram muitas modificações nas instituições, a rapidez das mudanças do mundo contemporâneo é um desafio para o trabalhador, pois o coloca frente a inúmeras exigências e aperfeiçoamento constante. Estes fatos impactam de forma negativa na subjetividade deste sujeito, podendo se manifestar diversas formas de adoecimento advindas do trabalho, como a angústia e o estresse, esse por sua vez, se não tratado adequadamente poderá evoluir e se apresentar na forma da Síndrome de burnout. Burnout está relacionado com o mundo do trabalho e com o tipo de atividades laborais do indivíduo, aliada com a nova forma de trabalho na contemporaneidade, que conflita cotidianamente o sujeito e seus próprios limites. Provoca conflitos psíquicos que intervém nas relações pessoais e na forma de realizar seu trabalho, o que se entende por esgotamento profissional. O estudo apresenta através da psicologia organizacional algumas possíveis intervenções a serem realizadas pelo psicólogo que atua na instituição, para buscar reestabelecer uma via de possibilidades para o sujeito trabalhador.37 f.Ciências HumanasPsicologiaSujeito trabalhadorTrabalhoSíndrome de BurnoutContemporaneidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4188DMD_hdl_123456789/4188Rosa, Angélica Neumann daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAng%c3%a9lica%20Neumann%20da%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4188/1/Ang%c3%a9lica%20Neumann%20da%20Rosa.pdfapplication/pdf353746http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4188/1/Ang%c3%a9lica%20Neumann%20da%20Rosa.pdf20fb226edf039efe984da292b851ac1bMD5123456789_4188_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
title Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
spellingShingle Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
Rosa, Angélica Neumann da
Ciências Humanas
Psicologia
Sujeito trabalhador
Trabalho
Síndrome de Burnout
Contemporaneidade
title_short Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
title_full Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
title_fullStr Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
title_full_unstemmed Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
title_sort Burnout: quando o trabalho ultrapassa os limites do sujeito trabalhador
author Rosa, Angélica Neumann da
author_facet Rosa, Angélica Neumann da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Angélica Neumann da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Sujeito trabalhador
Trabalho
Síndrome de Burnout
Contemporaneidade
topic Ciências Humanas
Psicologia
Sujeito trabalhador
Trabalho
Síndrome de Burnout
Contemporaneidade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho pretende abordar a Síndrome de Burnout a partir do valor simbólico do trabalho para o sujeito na contemporaneidade. Com enfoque nos efeitos do trabalho na saúde do trabalhador. O ponto de partida se dá pelas inovações tecnológicas que são introduzidas no campo do trabalho, e isso faz com que ocorram muitas modificações nas instituições, a rapidez das mudanças do mundo contemporâneo é um desafio para o trabalhador, pois o coloca frente a inúmeras exigências e aperfeiçoamento constante. Estes fatos impactam de forma negativa na subjetividade deste sujeito, podendo se manifestar diversas formas de adoecimento advindas do trabalho, como a angústia e o estresse, esse por sua vez, se não tratado adequadamente poderá evoluir e se apresentar na forma da Síndrome de burnout. Burnout está relacionado com o mundo do trabalho e com o tipo de atividades laborais do indivíduo, aliada com a nova forma de trabalho na contemporaneidade, que conflita cotidianamente o sujeito e seus próprios limites. Provoca conflitos psíquicos que intervém nas relações pessoais e na forma de realizar seu trabalho, o que se entende por esgotamento profissional. O estudo apresenta através da psicologia organizacional algumas possíveis intervenções a serem realizadas pelo psicólogo que atua na instituição, para buscar reestabelecer uma via de possibilidades para o sujeito trabalhador.
37 f.
description O presente trabalho pretende abordar a Síndrome de Burnout a partir do valor simbólico do trabalho para o sujeito na contemporaneidade. Com enfoque nos efeitos do trabalho na saúde do trabalhador. O ponto de partida se dá pelas inovações tecnológicas que são introduzidas no campo do trabalho, e isso faz com que ocorram muitas modificações nas instituições, a rapidez das mudanças do mundo contemporâneo é um desafio para o trabalhador, pois o coloca frente a inúmeras exigências e aperfeiçoamento constante. Estes fatos impactam de forma negativa na subjetividade deste sujeito, podendo se manifestar diversas formas de adoecimento advindas do trabalho, como a angústia e o estresse, esse por sua vez, se não tratado adequadamente poderá evoluir e se apresentar na forma da Síndrome de burnout. Burnout está relacionado com o mundo do trabalho e com o tipo de atividades laborais do indivíduo, aliada com a nova forma de trabalho na contemporaneidade, que conflita cotidianamente o sujeito e seus próprios limites. Provoca conflitos psíquicos que intervém nas relações pessoais e na forma de realizar seu trabalho, o que se entende por esgotamento profissional. O estudo apresenta através da psicologia organizacional algumas possíveis intervenções a serem realizadas pelo psicólogo que atua na instituição, para buscar reestabelecer uma via de possibilidades para o sujeito trabalhador.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-06-23T00:34:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-23T00:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4188
DMD_hdl_123456789/4188
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4188
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415894942154752