Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Taiani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553
Resumo: Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.
id UNIJ_ed8549bffdf06f438de8ee23dff2363a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5553
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos2018-12-0620182018-12-06T23:15:35Z2018-12-06T23:15:35ZEste artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.26 f.Ciências sociais aplicadas.Controladoria e finança.Preço.Despesas.Mercado.Gestão.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553DMD_hdl_123456789/5553Zimmermann, Taianiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaiani%20Zimmermann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5553/1/Taiani%20Zimmermann.pdfapplication/pdf774152http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5553/1/Taiani%20Zimmermann.pdfed7d7908ccb6810afed3d310a70e45d0MD5123456789_5553_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
title Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
spellingShingle Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
Zimmermann, Taiani
Ciências sociais aplicadas.
Controladoria e finança.
Preço.
Despesas.
Mercado.
Gestão.
title_short Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
title_full Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
title_fullStr Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
title_full_unstemmed Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
title_sort Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
author Zimmermann, Taiani
author_facet Zimmermann, Taiani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Taiani
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Controladoria e finança.
Preço.
Despesas.
Mercado.
Gestão.
topic Ciências sociais aplicadas.
Controladoria e finança.
Preço.
Despesas.
Mercado.
Gestão.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.
26 f.
description Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-12-06T23:15:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T23:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553
DMD_hdl_123456789/5553
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105933139968