Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades. |
id |
UNIJ_ed8549bffdf06f438de8ee23dff2363a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5553 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos2018-12-0620182018-12-06T23:15:35Z2018-12-06T23:15:35ZEste artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.26 f.Ciências sociais aplicadas.Controladoria e finança.Preço.Despesas.Mercado.Gestão.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553DMD_hdl_123456789/5553Zimmermann, Taianiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaiani%20Zimmermann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5553/1/Taiani%20Zimmermann.pdfapplication/pdf774152http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5553/1/Taiani%20Zimmermann.pdfed7d7908ccb6810afed3d310a70e45d0MD5123456789_5553_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
title |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
spellingShingle |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos Zimmermann, Taiani Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Preço. Despesas. Mercado. Gestão. |
title_short |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
title_full |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
title_fullStr |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
title_sort |
Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos |
author |
Zimmermann, Taiani |
author_facet |
Zimmermann, Taiani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmermann, Taiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Preço. Despesas. Mercado. Gestão. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Preço. Despesas. Mercado. Gestão. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades. 26 f. |
description |
Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-12-06T23:15:35Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-06T23:15:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553 DMD_hdl_123456789/5553 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417105933139968 |