Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maristela Maria de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1853
Resumo: Este texto dissertativo trata do imaginário e do espaço na obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Para isso, abordo questões referentes à Literatura e a Geografia, uma vez que acredito ser imprescindível para a pesquisa entender o imaginário. Como também o que é Literatura, como vem sendo trabalhada em sala de aula, e qual sua importância para o ensino, e ainda levantar algumas categorias geográficas que considero relevantes na significação do texto literário, e que são usadas como categorias de análise. A pesquisa se apóia na metodologia qualitativa, tendo em vista que esta tem entre os seus objetivos principais levar em consideração a interpretação, o que vai ao encontro deste trabalho. Sendo assim, além da pesquisa teórica que foi construída a partir do diálogo com os autores de referência, também se fez uso das obras literárias, já referidas. Os resultados permitem inferir que a Literatura é uma aliada do ensino no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre o mundo, além de ser interdisciplinar. A Geografia mostra-se parceira da Literatura, tendo em vista que as obras estão repletas de paisagens, espaços e lugares que, aliados ao imaginário, dão significado à narrativa. E, portanto, devem ser levados em consideração pela Literatura, como também pela Geografia que pode fazer uso do texto literário nos seus estudos. O que permite defender a possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia.
id UNIJ_f8eb57be3e5e8d75f4338185a016d2cf
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1853
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLiteratura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas2013-11-0420122013-11-04T19:00:59Z2013-11-04T19:00:59ZEste texto dissertativo trata do imaginário e do espaço na obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Para isso, abordo questões referentes à Literatura e a Geografia, uma vez que acredito ser imprescindível para a pesquisa entender o imaginário. Como também o que é Literatura, como vem sendo trabalhada em sala de aula, e qual sua importância para o ensino, e ainda levantar algumas categorias geográficas que considero relevantes na significação do texto literário, e que são usadas como categorias de análise. A pesquisa se apóia na metodologia qualitativa, tendo em vista que esta tem entre os seus objetivos principais levar em consideração a interpretação, o que vai ao encontro deste trabalho. Sendo assim, além da pesquisa teórica que foi construída a partir do diálogo com os autores de referência, também se fez uso das obras literárias, já referidas. Os resultados permitem inferir que a Literatura é uma aliada do ensino no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre o mundo, além de ser interdisciplinar. A Geografia mostra-se parceira da Literatura, tendo em vista que as obras estão repletas de paisagens, espaços e lugares que, aliados ao imaginário, dão significado à narrativa. E, portanto, devem ser levados em consideração pela Literatura, como também pela Geografia que pode fazer uso do texto literário nos seus estudos. O que permite defender a possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia.102 f.LiteraturaImaginárioGeografiaEspaçoEnsinoEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1853DMD_hdl_123456789/1853Moraes, Maristela Maria deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaristela%20Maria%20de%20Moraes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1853/1/Maristela%20Maria%20de%20Moraes.pdfapplication/pdf530540http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1853/1/Maristela%20Maria%20de%20Moraes.pdf9d5572555b60df0269d1cd47b1210a80MD5123456789_1853_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
title Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
spellingShingle Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
Moraes, Maristela Maria de
Literatura
Imaginário
Geografia
Espaço
Ensino
Educação nas Ciências
title_short Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
title_full Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
title_fullStr Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
title_full_unstemmed Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
title_sort Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas
author Moraes, Maristela Maria de
author_facet Moraes, Maristela Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maristela Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Imaginário
Geografia
Espaço
Ensino
Educação nas Ciências
topic Literatura
Imaginário
Geografia
Espaço
Ensino
Educação nas Ciências
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este texto dissertativo trata do imaginário e do espaço na obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Para isso, abordo questões referentes à Literatura e a Geografia, uma vez que acredito ser imprescindível para a pesquisa entender o imaginário. Como também o que é Literatura, como vem sendo trabalhada em sala de aula, e qual sua importância para o ensino, e ainda levantar algumas categorias geográficas que considero relevantes na significação do texto literário, e que são usadas como categorias de análise. A pesquisa se apóia na metodologia qualitativa, tendo em vista que esta tem entre os seus objetivos principais levar em consideração a interpretação, o que vai ao encontro deste trabalho. Sendo assim, além da pesquisa teórica que foi construída a partir do diálogo com os autores de referência, também se fez uso das obras literárias, já referidas. Os resultados permitem inferir que a Literatura é uma aliada do ensino no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre o mundo, além de ser interdisciplinar. A Geografia mostra-se parceira da Literatura, tendo em vista que as obras estão repletas de paisagens, espaços e lugares que, aliados ao imaginário, dão significado à narrativa. E, portanto, devem ser levados em consideração pela Literatura, como também pela Geografia que pode fazer uso do texto literário nos seus estudos. O que permite defender a possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia.
102 f.
description Este texto dissertativo trata do imaginário e do espaço na obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Para isso, abordo questões referentes à Literatura e a Geografia, uma vez que acredito ser imprescindível para a pesquisa entender o imaginário. Como também o que é Literatura, como vem sendo trabalhada em sala de aula, e qual sua importância para o ensino, e ainda levantar algumas categorias geográficas que considero relevantes na significação do texto literário, e que são usadas como categorias de análise. A pesquisa se apóia na metodologia qualitativa, tendo em vista que esta tem entre os seus objetivos principais levar em consideração a interpretação, o que vai ao encontro deste trabalho. Sendo assim, além da pesquisa teórica que foi construída a partir do diálogo com os autores de referência, também se fez uso das obras literárias, já referidas. Os resultados permitem inferir que a Literatura é uma aliada do ensino no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre o mundo, além de ser interdisciplinar. A Geografia mostra-se parceira da Literatura, tendo em vista que as obras estão repletas de paisagens, espaços e lugares que, aliados ao imaginário, dão significado à narrativa. E, portanto, devem ser levados em consideração pela Literatura, como também pela Geografia que pode fazer uso do texto literário nos seus estudos. O que permite defender a possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-11-04T19:00:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-04T19:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1853
DMD_hdl_123456789/1853
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1853
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797861457920