Envelhecer: como é e como pensá-lo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2890 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo tratar do envelhecimento na contemporaneidade. São analisadas, primeiramente, as representações sociais da velhice e o papel do idoso nas diversas sociedades ao longo da história da humanidade e na história da psicanálise e as relações entre produção social e o valor atribuído ao envelhecimento. A velhice na atualidade é analisada, especificamente no contexto brasileiro, e são investigadas questões acerca da posição do idoso na sociedade, as representações sociais sobre a velhice, a visão que os jovens tem do velho, como o velho vê seu corpo e a visão da psicanálise sobre a velhice e como ela atua. É discutida a inversão da pirâmide etária no Brasil como argumento utilizado pelos estudiosos do envelhecimento para justificar a relevância de seus esforços teóricos. A psicanálise no envelhecimento é discutida e são analisadas questões referentes à pouca produção científica nesta área. No contexto da recente constituição da psicologia do envelhecimento são apresentadas as noções de desenvolvimento humano que desfavoreceram o interesse dos psicólogos acerca do tema da velhice. É apresentada a perspectiva do curso de vida no campo da psicologia do desenvolvimento, como marco teórico inicial, que criou um contexto mais propício aos primeiros estudos que contemplaram a velhice como fase do desenvolvimento humano. A noção de velhice bem-sucedida, baseada em uma perspectiva do curso de vida é abordada e são discutidas as implicações de tal noção na produção da psicologia acerca do envelhecimento. É ressaltada a carência de estudos em epistemologia e é apontada a urgência de esforços reflexivos que modifiquem o panorama atual da produção de conhecimento acerca do envelhecimento humano. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEnvelhecer: como é e como pensá-lo2015-07-3020142015-07-30T12:48:20Z2015-07-30T12:48:20ZO presente trabalho tem como objetivo tratar do envelhecimento na contemporaneidade. São analisadas, primeiramente, as representações sociais da velhice e o papel do idoso nas diversas sociedades ao longo da história da humanidade e na história da psicanálise e as relações entre produção social e o valor atribuído ao envelhecimento. A velhice na atualidade é analisada, especificamente no contexto brasileiro, e são investigadas questões acerca da posição do idoso na sociedade, as representações sociais sobre a velhice, a visão que os jovens tem do velho, como o velho vê seu corpo e a visão da psicanálise sobre a velhice e como ela atua. É discutida a inversão da pirâmide etária no Brasil como argumento utilizado pelos estudiosos do envelhecimento para justificar a relevância de seus esforços teóricos. A psicanálise no envelhecimento é discutida e são analisadas questões referentes à pouca produção científica nesta área. No contexto da recente constituição da psicologia do envelhecimento são apresentadas as noções de desenvolvimento humano que desfavoreceram o interesse dos psicólogos acerca do tema da velhice. É apresentada a perspectiva do curso de vida no campo da psicologia do desenvolvimento, como marco teórico inicial, que criou um contexto mais propício aos primeiros estudos que contemplaram a velhice como fase do desenvolvimento humano. A noção de velhice bem-sucedida, baseada em uma perspectiva do curso de vida é abordada e são discutidas as implicações de tal noção na produção da psicologia acerca do envelhecimento. É ressaltada a carência de estudos em epistemologia e é apontada a urgência de esforços reflexivos que modifiquem o panorama atual da produção de conhecimento acerca do envelhecimento humano.48 f.Ciências HumanasPsicologiaEnvelhecimentoSociedade contemporâneaPsicanálisehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2890DMD_hdl_123456789/2890Bordin, Ednamar Jehle de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2890/1/TCC.pdfapplication/pdf810069http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2890/1/TCC.pdf0627e4fe134a1e43d6e0c901e1dab8f1MD5123456789_2890_12019-01-21T12:44:40Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho tem como objetivo tratar do envelhecimento na contemporaneidade. São analisadas, primeiramente, as representações sociais da velhice e o papel do idoso nas diversas sociedades ao longo da história da humanidade e na história da psicanálise e as relações entre produção social e o valor atribuído ao envelhecimento. A velhice na atualidade é analisada, especificamente no contexto brasileiro, e são investigadas questões acerca da posição do idoso na sociedade, as representações sociais sobre a velhice, a visão que os jovens tem do velho, como o velho vê seu corpo e a visão da psicanálise sobre a velhice e como ela atua. É discutida a inversão da pirâmide etária no Brasil como argumento utilizado pelos estudiosos do envelhecimento para justificar a relevância de seus esforços teóricos. A psicanálise no envelhecimento é discutida e são analisadas questões referentes à pouca produção científica nesta área. No contexto da recente constituição da psicologia do envelhecimento são apresentadas as noções de desenvolvimento humano que desfavoreceram o interesse dos psicólogos acerca do tema da velhice. É apresentada a perspectiva do curso de vida no campo da psicologia do desenvolvimento, como marco teórico inicial, que criou um contexto mais propício aos primeiros estudos que contemplaram a velhice como fase do desenvolvimento humano. A noção de velhice bem-sucedida, baseada em uma perspectiva do curso de vida é abordada e são discutidas as implicações de tal noção na produção da psicologia acerca do envelhecimento. É ressaltada a carência de estudos em epistemologia e é apontada a urgência de esforços reflexivos que modifiquem o panorama atual da produção de conhecimento acerca do envelhecimento humano. 48 f. |
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O presente trabalho tem como objetivo tratar do envelhecimento na contemporaneidade. São analisadas, primeiramente, as representações sociais da velhice e o papel do idoso nas diversas sociedades ao longo da história da humanidade e na história da psicanálise e as relações entre produção social e o valor atribuído ao envelhecimento. A velhice na atualidade é analisada, especificamente no contexto brasileiro, e são investigadas questões acerca da posição do idoso na sociedade, as representações sociais sobre a velhice, a visão que os jovens tem do velho, como o velho vê seu corpo e a visão da psicanálise sobre a velhice e como ela atua. É discutida a inversão da pirâmide etária no Brasil como argumento utilizado pelos estudiosos do envelhecimento para justificar a relevância de seus esforços teóricos. A psicanálise no envelhecimento é discutida e são analisadas questões referentes à pouca produção científica nesta área. No contexto da recente constituição da psicologia do envelhecimento são apresentadas as noções de desenvolvimento humano que desfavoreceram o interesse dos psicólogos acerca do tema da velhice. É apresentada a perspectiva do curso de vida no campo da psicologia do desenvolvimento, como marco teórico inicial, que criou um contexto mais propício aos primeiros estudos que contemplaram a velhice como fase do desenvolvimento humano. A noção de velhice bem-sucedida, baseada em uma perspectiva do curso de vida é abordada e são discutidas as implicações de tal noção na produção da psicologia acerca do envelhecimento. É ressaltada a carência de estudos em epistemologia e é apontada a urgência de esforços reflexivos que modifiquem o panorama atual da produção de conhecimento acerca do envelhecimento humano. |
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