A documentação como sintaxe da arte da performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da silva, Anna Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mouseion (Canoas)
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/10619
Resumo: A documentação de obras de arte de performance engloba dissensos sobre protocolos de preservação, em razão de algumas narrativas considerarem a semântica de obras da linguagem a partir da noção de efemeridade, cuja inscrição atribui ao desaparecimento das ações a impossibilidade de qualquer tipo de documentação dos/sobre os trabalhos. Neste sentido, este texto tem como objetivo apresentar discussões sobre a documentação museológica de obras de arte da performance. A documentação está relacionada aos processos de gestão da coleção, ou seja, vinculada às práticas de musealização, cuja intenção se relaciona à pesquisa, aos agenciamentos e, também, ao arquivamento. À vista disso, o texto discute algumas considerações de referenciais sobre documentação museológica e documentação de performance, bem como apresenta protocolos de preservação da performance em acervos de museus a partir das experiências: Performance Art Archive, do Museum of Fine Arts de Boston; e SiteWorks: San Francisco performance 1969-85, da Universidade de Exeter. Assim, estas experiências podem suscitar reflexões quanto à essencialização da linguagem e o contato com as obras, sendo a constituição de um arquivo virtual sobre essas, a partir da documentação, referencial para a preservação, a visualidade e a visibilidade de obras de arte da performance.
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