Educação Científica e Negação da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicudo, Rodrigo de Siqueira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058
Resumo: Este artigo procura investigar os impactos dos movimentos de negação da ciência para a sociedade e as suas consequências na área da educação. As similaridades entre ciência e democracia são analisadas, junto com as formas pelas quais os movimentos de negação destas duas instituições se valeram de mecanismos existentes nas mídias sociais para adquirir mais destaque a partir da segunda metade da década de 2010. A importância de aprofundar o debate sobre os modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade é enfatizada, de forma a provocar uma reflexão sobre os desafios colocados, no âmbito da educação científica, pelos movimentos de negação da ciência mais notórios existentes atualmente, sobre temas tais como: o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Certas conexões dos movimentos de negação da ciência com o crescimento da produção de notícias falsas e com o conceito de pós-verdade são apresentadas. Esse trabalho analisa também a forma como a expansão pelas redes sociais de boatos e de vídeos que negam a ciência está associada à dinâmica dos movimentos anticiência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas.
id UNILASALLE-2_60eb729b5126ed8fcea89b6762618758
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8058
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação Científica e Negação da CiênciaEducação Científica; Ensino de Ciências; Divulgação CientíficaEducação Científica; História da Ciência; Divulgação Científica; Anticiência; Democratização do Conhecimento.Este artigo procura investigar os impactos dos movimentos de negação da ciência para a sociedade e as suas consequências na área da educação. As similaridades entre ciência e democracia são analisadas, junto com as formas pelas quais os movimentos de negação destas duas instituições se valeram de mecanismos existentes nas mídias sociais para adquirir mais destaque a partir da segunda metade da década de 2010. A importância de aprofundar o debate sobre os modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade é enfatizada, de forma a provocar uma reflexão sobre os desafios colocados, no âmbito da educação científica, pelos movimentos de negação da ciência mais notórios existentes atualmente, sobre temas tais como: o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Certas conexões dos movimentos de negação da ciência com o crescimento da produção de notícias falsas e com o conceito de pós-verdade são apresentadas. Esse trabalho analisa também a forma como a expansão pelas redes sociais de boatos e de vídeos que negam a ciência está associada à dinâmica dos movimentos anticiência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasFAPESPBicudo, Rodrigo de SiqueiraTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/805810.18316/recc.v27i1.8058Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8058Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Científica e Negação da Ciência
title Educação Científica e Negação da Ciência
spellingShingle Educação Científica e Negação da Ciência
Bicudo, Rodrigo de Siqueira
Educação Científica; Ensino de Ciências; Divulgação Científica
Educação Científica; História da Ciência; Divulgação Científica; Anticiência; Democratização do Conhecimento.
title_short Educação Científica e Negação da Ciência
title_full Educação Científica e Negação da Ciência
title_fullStr Educação Científica e Negação da Ciência
title_full_unstemmed Educação Científica e Negação da Ciência
title_sort Educação Científica e Negação da Ciência
author Bicudo, Rodrigo de Siqueira
author_facet Bicudo, Rodrigo de Siqueira
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicudo, Rodrigo de Siqueira
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Científica; Ensino de Ciências; Divulgação Científica
Educação Científica; História da Ciência; Divulgação Científica; Anticiência; Democratização do Conhecimento.
topic Educação Científica; Ensino de Ciências; Divulgação Científica
Educação Científica; História da Ciência; Divulgação Científica; Anticiência; Democratização do Conhecimento.
description Este artigo procura investigar os impactos dos movimentos de negação da ciência para a sociedade e as suas consequências na área da educação. As similaridades entre ciência e democracia são analisadas, junto com as formas pelas quais os movimentos de negação destas duas instituições se valeram de mecanismos existentes nas mídias sociais para adquirir mais destaque a partir da segunda metade da década de 2010. A importância de aprofundar o debate sobre os modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade é enfatizada, de forma a provocar uma reflexão sobre os desafios colocados, no âmbito da educação científica, pelos movimentos de negação da ciência mais notórios existentes atualmente, sobre temas tais como: o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Certas conexões dos movimentos de negação da ciência com o crescimento da produção de notícias falsas e com o conceito de pós-verdade são apresentadas. Esse trabalho analisa também a forma como a expansão pelas redes sociais de boatos e de vídeos que negam a ciência está associada à dinâmica dos movimentos anticiência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058
10.18316/recc.v27i1.8058
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i1.8058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870338441216