O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sardinha, Maria da Graça, Machado, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5067
Resumo: Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.
id UNILASALLE-2_af915bb14c69ab3a9ae401a75022863e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5067
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitoraEducação;Cultura; Leituraleitura; professor; literaturaEste estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e InternacionalAzevedo, FernandoSardinha, Maria da GraçaMachado, João2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/506710.18316/recc.v24i2.5067Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 09-162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5067/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:02:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5067Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:02:32Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
title O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
spellingShingle O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
Azevedo, Fernando
Educação;Cultura; Leitura
leitura; professor; literatura
title_short O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
title_full O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
title_fullStr O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
title_full_unstemmed O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
title_sort O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
author Azevedo, Fernando
author_facet Azevedo, Fernando
Sardinha, Maria da Graça
Machado, João
author_role author
author2 Sardinha, Maria da Graça
Machado, João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Sardinha, Maria da Graça
Machado, João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Cultura; Leitura
leitura; professor; literatura
topic Educação;Cultura; Leitura
leitura; professor; literatura
description Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5067
10.18316/recc.v24i2.5067
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5067
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i2.5067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5067/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 09-16
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869804716032