O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10943 |
Resumo: | Objetivou-se com esse estudo verificar de que formas a COVID-19 foi abordada no contexto escolar e a interlocução com o Programa Saúde na Escola neste cenário. Estudo de caso de abordagem quantitativa-descritiva realizado em duas escolas do município de Crato-Ceará, Brasil. Contou com a participação de 35 professores que responderam a um questionário elaborado pelo Google Forms com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram compilados para o editor de planilhas Excel, organizados por meio de tabelas, gráficos e figuras com análise a partir da literatura inerente à temática. Os aspectos éticos foram cumpridos de acordo com as orientações estabelecidas pela Resolução nº 466 de 2012 do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. Dentre os professores, 60% declararam desconhecimento total acerca do programa e 48,6% que não saberiam apontar sua relevância mediante sua insipiência no tocante a proposta. Dentre eles, apenas 22,9% afirmaram ter participado de uma a três ações inerentes ao programa, e que tais atividades são planejadas pelos professores, profissionais de saúde e a gestão escolar. Com relação à condução de atividades com foco na COVID-19, 48,6% confirmaram tais práticas, a partir de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas. Os temas debatidos em sala de aula foram a situação vacinal, globalização, adaptações da escola, problemas sociais e familiares e as fake news. Para tanto, verifica-se que os desafios dos professores foram diversos e complexos no contexto da COVID-19, requerendo um novo posicionamento do programa no tocante ao trabalho em situações de crise e emergência sanitária. |
id |
UNILASALLE-2_e1d08f6ee144e6b15c77c61319692caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10943 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de casoPrograma Saúde na EscolaEscolaProfessoresCOVID-19Temáticas.Objetivou-se com esse estudo verificar de que formas a COVID-19 foi abordada no contexto escolar e a interlocução com o Programa Saúde na Escola neste cenário. Estudo de caso de abordagem quantitativa-descritiva realizado em duas escolas do município de Crato-Ceará, Brasil. Contou com a participação de 35 professores que responderam a um questionário elaborado pelo Google Forms com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram compilados para o editor de planilhas Excel, organizados por meio de tabelas, gráficos e figuras com análise a partir da literatura inerente à temática. Os aspectos éticos foram cumpridos de acordo com as orientações estabelecidas pela Resolução nº 466 de 2012 do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. Dentre os professores, 60% declararam desconhecimento total acerca do programa e 48,6% que não saberiam apontar sua relevância mediante sua insipiência no tocante a proposta. Dentre eles, apenas 22,9% afirmaram ter participado de uma a três ações inerentes ao programa, e que tais atividades são planejadas pelos professores, profissionais de saúde e a gestão escolar. Com relação à condução de atividades com foco na COVID-19, 48,6% confirmaram tais práticas, a partir de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas. Os temas debatidos em sala de aula foram a situação vacinal, globalização, adaptações da escola, problemas sociais e familiares e as fake news. Para tanto, verifica-se que os desafios dos professores foram diversos e complexos no contexto da COVID-19, requerendo um novo posicionamento do programa no tocante ao trabalho em situações de crise e emergência sanitária.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1094310.18316/recc.v28i3.10943Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10943/4392Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre de Sá Barreto Marinho, Mirna NeyaraBezerra Duarte, Rafaelde Alencar, Olga MariaFerreira da Silva, Maria Rocineide2024-04-09T16:52:00Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10943Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2024-04-09T16:52Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
title |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
spellingShingle |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso Alexandre de Sá Barreto Marinho, Mirna Neyara Programa Saúde na Escola Escola Professores COVID-19 Temáticas. |
title_short |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
title_full |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
title_fullStr |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
title_sort |
O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso |
author |
Alexandre de Sá Barreto Marinho, Mirna Neyara |
author_facet |
Alexandre de Sá Barreto Marinho, Mirna Neyara Bezerra Duarte, Rafael de Alencar, Olga Maria Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra Duarte, Rafael de Alencar, Olga Maria Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre de Sá Barreto Marinho, Mirna Neyara Bezerra Duarte, Rafael de Alencar, Olga Maria Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Saúde na Escola Escola Professores COVID-19 Temáticas. |
topic |
Programa Saúde na Escola Escola Professores COVID-19 Temáticas. |
description |
Objetivou-se com esse estudo verificar de que formas a COVID-19 foi abordada no contexto escolar e a interlocução com o Programa Saúde na Escola neste cenário. Estudo de caso de abordagem quantitativa-descritiva realizado em duas escolas do município de Crato-Ceará, Brasil. Contou com a participação de 35 professores que responderam a um questionário elaborado pelo Google Forms com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram compilados para o editor de planilhas Excel, organizados por meio de tabelas, gráficos e figuras com análise a partir da literatura inerente à temática. Os aspectos éticos foram cumpridos de acordo com as orientações estabelecidas pela Resolução nº 466 de 2012 do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. Dentre os professores, 60% declararam desconhecimento total acerca do programa e 48,6% que não saberiam apontar sua relevância mediante sua insipiência no tocante a proposta. Dentre eles, apenas 22,9% afirmaram ter participado de uma a três ações inerentes ao programa, e que tais atividades são planejadas pelos professores, profissionais de saúde e a gestão escolar. Com relação à condução de atividades com foco na COVID-19, 48,6% confirmaram tais práticas, a partir de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas. Os temas debatidos em sala de aula foram a situação vacinal, globalização, adaptações da escola, problemas sociais e familiares e as fake news. Para tanto, verifica-se que os desafios dos professores foram diversos e complexos no contexto da COVID-19, requerendo um novo posicionamento do programa no tocante ao trabalho em situações de crise e emergência sanitária. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10943 10.18316/recc.v28i3.10943 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10943 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i3.10943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10943/4392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320052752384 |