A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Lucken Bueno
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Harley Lucas dos, Marques, Jamille Mariana de Oliveira, Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_066fca815c204a958d930d850d350ee3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2547
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aulaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Gestão de conteúdoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta os primeiros resultados do subprojeto PIBID Ciências/Biologia de uma Universidade Pública do Norte Pioneiro do Paraná. Pensando o professor como um ‘gestor’ da sala de aula, o subprojeto tem como foco empreender uma análise crítico-reflexiva das aulas em que os bolsistas de iniciação participam, nas escolas, a partir da evidenciação de três tipos de gestão que os professores desenvolvem em sala de aula: gestão de conteúdo, gestão de classe e gestão da própria aprendizagem da docência. A partir de registros em diários de campo (preenchidos pelos bolsistas), aspectos desses tipos de gestão são socializados em reuniões formativas com a participação de todos os envolvidos no subprojeto. Como resultado, o subprojeto tem possibilitado aos bolsistas uma análise crítica da estrutura didático- pedagógica das aulas de Ciências e Biologia e uma visão mais clara das ações que caracterizam as tarefas de um professor em sala de aula2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Lucken BuenoSantos, Harley Lucas dosMarques, Jamille Mariana de OliveiraSanzovo, Alisson Wilson dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2547Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
title A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
spellingShingle A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
Lucas, Lucken Bueno
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Gestão de conteúdo
title_short A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
title_full A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
title_fullStr A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
title_full_unstemmed A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
title_sort A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
author Lucas, Lucken Bueno
author_facet Lucas, Lucken Bueno
Santos, Harley Lucas dos
Marques, Jamille Mariana de Oliveira
Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos
author_role author
author2 Santos, Harley Lucas dos
Marques, Jamille Mariana de Oliveira
Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Lucken Bueno
Santos, Harley Lucas dos
Marques, Jamille Mariana de Oliveira
Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Gestão de conteúdo
topic Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Gestão de conteúdo
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285262216921088