A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_066fca815c204a958d930d850d350ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2547 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aulaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Gestão de conteúdoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta os primeiros resultados do subprojeto PIBID Ciências/Biologia de uma Universidade Pública do Norte Pioneiro do Paraná. Pensando o professor como um ‘gestor’ da sala de aula, o subprojeto tem como foco empreender uma análise crítico-reflexiva das aulas em que os bolsistas de iniciação participam, nas escolas, a partir da evidenciação de três tipos de gestão que os professores desenvolvem em sala de aula: gestão de conteúdo, gestão de classe e gestão da própria aprendizagem da docência. A partir de registros em diários de campo (preenchidos pelos bolsistas), aspectos desses tipos de gestão são socializados em reuniões formativas com a participação de todos os envolvidos no subprojeto. Como resultado, o subprojeto tem possibilitado aos bolsistas uma análise crítica da estrutura didático- pedagógica das aulas de Ciências e Biologia e uma visão mais clara das ações que caracterizam as tarefas de um professor em sala de aula2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Lucken BuenoSantos, Harley Lucas dosMarques, Jamille Mariana de OliveiraSanzovo, Alisson Wilson dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2547Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
title |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
spellingShingle |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula Lucas, Lucken Bueno Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Gestão de conteúdo |
title_short |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
title_full |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
title_fullStr |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
title_sort |
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula |
author |
Lucas, Lucken Bueno |
author_facet |
Lucas, Lucken Bueno Santos, Harley Lucas dos Marques, Jamille Mariana de Oliveira Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Harley Lucas dos Marques, Jamille Mariana de Oliveira Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Lucken Bueno Santos, Harley Lucas dos Marques, Jamille Mariana de Oliveira Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Gestão de conteúdo |
topic |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Gestão de conteúdo |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285262216921088 |