Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Luiza Viana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sanches, Tiago Costa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_1439a78fefc6a0980bb41fe58dc4e90b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4212
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPRHistóriaHistória da ÁfricaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido, através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o processo de orientação histórica dos alunosUNILAEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Luiza VianaSanches, Tiago Costareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4212Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
title Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
spellingShingle Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
Pereira, Maria Luiza Viana
História
História da África
title_short Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
title_full Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
title_fullStr Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
title_full_unstemmed Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
title_sort Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
author Pereira, Maria Luiza Viana
author_facet Pereira, Maria Luiza Viana
Sanches, Tiago Costa
author_role author
author2 Sanches, Tiago Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Luiza Viana
Sanches, Tiago Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História
História da África
topic História
História da África
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212
identifier_str_mv PEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285234225184768