Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_1439a78fefc6a0980bb41fe58dc4e90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4212 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPRHistóriaHistória da ÁfricaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido, através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o processo de orientação histórica dos alunosUNILAEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Luiza VianaSanches, Tiago Costareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4212Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
title |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
spellingShingle |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR Pereira, Maria Luiza Viana História História da África |
title_short |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
title_full |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
title_fullStr |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
title_full_unstemmed |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
title_sort |
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR |
author |
Pereira, Maria Luiza Viana |
author_facet |
Pereira, Maria Luiza Viana Sanches, Tiago Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Tiago Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Luiza Viana Sanches, Tiago Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História História da África |
topic |
História História da África |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, MARIA LUIZA VIANA; SANCHES, TIAGO COSTA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UFPR.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78046-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-NOS-CURRICULOS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES--ESTUDO-EXPLORATORIO-DA-UFPR>. Acesso em: 12/11/2018 14:17 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285234225184768 |