Produção de uma Pastilha Porosa a partir de Resíduos de Polipropileno e seu Potencial Preliminar de Adsorção de Óleo Diesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7038 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Química. |
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Produção de uma Pastilha Porosa a partir de Resíduos de Polipropileno e seu Potencial Preliminar de Adsorção de Óleo DieselAdsorção. Reciclagem. Polipropileno. Método TIPS. Óleo diesel.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Química.Dado o potencial poluidor de óleos e gorduras e suas consequências a curto e longo prazo é necessário pensar em alternativas para minimizar e reduzir o descarte incorreto e também, remediar os danos causados. Dentre as medidas de contenção e remediação em situação de derramamento de óleos está a utilização de sorventes. O Polipropileno, é um polímero de origem sintética derivado do petróleo, utilizado nos mais diversos fins industriais, como os copos descartáveis e, também, é utilizado como matéria-prima dos sorventes, já que possui uma estrutura molecular predominantemente apolar, propícia para a adsorção de óleos e gorduras devido a afinidade molecular. Visando atenuar os impactos de outra problemática ambiental, o acúmulo dos plásticos na natureza devido ao consumo desenfreado e a descartabilidade destes materiais, foi então escolhido reciclar polipropileno descartado para síntese de uma pastilha macroporosa para investigação do seu potencial de adsorção de óleo diesel. A pastilha foi sintetizada utilizando-se da metodologia Thermally-Induced Phase Separation (TIPS). A pastilha apresentou um potencial de adsorção satisfatório, já que para o óleo diesel, foi capaz de adsorver pouco mais de 3 vezes o seu próprio peso, apresentando uma ótima linearidade entre os pontos, comum R 2 de 0,9976 para a adsorção primária. Foirealizada a centrifugação das pastilhas a uma velocidade média de 4000 rpm para remoção do óleo residual sendo capaz de dessorver 82,69% do óleo diesel adsorvido. Não realizando a etapa de centrifugação após a exposição ao óleo e, ao invés disso, deixando-a em repouso por 24 h em papel absorvente para saída natural do óleo, obteve uma dessorção de apenas 38,44% e, com isso, uma adsorção secundária de cerca de 1,5 vezes a sua própria massa.OrientaçãoJesus, Luis Guilherme Soatos de2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:42:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7038Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:42:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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