Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amato, Laura Janaina Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/567
Resumo: Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Letras Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão.
id UNIL_4b8a3b8a9b4e46f28beec61c83043f3e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/567
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemãFormação - docênciaDiscurso - aspectos culturaisIdentidade culturalPós-Graduação Teses de DoutoradoTese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Letras Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão.Este trabalho trata da identidade do professor de língua estrangeira, especificamente do professor de língua alemã. Essa tese observa como o contato com a língua e com o universo do Outro faz com que o professor de língua estrangeira constantemente reformule e compartilhe sua visão deste outro universo, deste outro linguajar. A pesquisa desenvolvida, que possui base etnográfica e utiliza técnicas de história oral, parte de conversas realizadas com o grupo de professores de língua alemã que lecionava no Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná em 2007. A análise dessa pesquisa é referenciada em teorias pós-coloniais sobre a constituição do sujeito e sobre concepções de língua, discurso e cultura, utilizando principalmente conceitos abordados por Mignolo, Foucault, Hall e Bhabha. Considerando-se que os processos identitários dos professores de alemão participantes da pesquisa se formam a partir de um questionamento constante, de formações discursivas e do paradoxo entre a aproximação e a recusa pelo Outro, essa tese se estrutura em torno de três aspectos concernentes à identidade do professor de língua: (i) suas concepções sobre língua, (ii) sua identificação com o estrangeiro e (iii) sua visão sobre o papel do professor de língua. Assim, a pesquisa apresenta possibilidades interpretativas sobre como e por que se dá a identificação com o estranho/estrangeiro, e sobre como, a partir dessa identificação, os professores colaboradores se aproximam ou se afastam deste estranho/estrangeiro. Com tais elementos, a pesquisa aponta também alguns aspectos que parecem contribuir para a formação de um professor de língua na pós-modernidade. Observou-se que a formação identitária desses professores é constituída por meio de deslocamentos constantes e ressignificações, apesar de muitos deles proferirem ecos discursivos da modernidade, atuam em um terceiro espaço, apropriando-se de sua constituição híbrida de sujeito. Ademais, considerando o espaço de formação universitária como um dos espaços de reflexão crítica e produtiva na formação do sujeito professor, vê-se a necessidade de se repensar a formação destes professores visando uma concepção pós-moderna de sujeito, uma vez que esta se apresenta como mais adequada para lidar com as contingências da contemporaneidade, especialmente no contato com o Outro e nas construções identitárias do professor que ensina uma língua estrangeira e assim vive num espaço múltiplo e de identidade instável. Com isso, conclui-se que há uma necessidade de se pensar na formação de professores sob a luz de teorias pós-modernas e pós-coloniais que contribuem para uma visão mais produtiva do sujeito professor de línguas estrangeiras.2012info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAMATO, Laura Janaina Dias. Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã. 168 p. Tese de Doutorado (Pós- Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2012.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmato, Laura Janaina Diasreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:28:57Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/567Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:28:57Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
title Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
spellingShingle Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
Amato, Laura Janaina Dias
Formação - docência
Discurso - aspectos culturais
Identidade cultural
Pós-Graduação Teses de Doutorado
title_short Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
title_full Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
title_fullStr Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
title_full_unstemmed Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
title_sort Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã
author Amato, Laura Janaina Dias
author_facet Amato, Laura Janaina Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amato, Laura Janaina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação - docência
Discurso - aspectos culturais
Identidade cultural
Pós-Graduação Teses de Doutorado
topic Formação - docência
Discurso - aspectos culturais
Identidade cultural
Pós-Graduação Teses de Doutorado
description Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Letras Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMATO, Laura Janaina Dias. Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã. 168 p. Tese de Doutorado (Pós- Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2012.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/567
identifier_str_mv AMATO, Laura Janaina Dias. Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã. 168 p. Tese de Doutorado (Pós- Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2012.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285245040197632