Avaliação de Projetos e Políticas Públicas Educacionais: o caso de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Luísa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kawamura, Henrique Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5811
Resumo: Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.
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spelling Avaliação de Projetos e Políticas Públicas Educacionais: o caso de Foz do IguaçuEvaluation of Projects adn Public Educational Policies: the case of Foz do IguaçuEvaluación de Proyectos y Políticas Públicas Educacionales: el caso de Foz do IguaçuEducação - QualidadeÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.O objetivo do trabalho é verificar a qualidade e possíveis causas para os resultados relacionados a qualidade da educação em Foz do Iguaçu, Paraná, através do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É possível observar com o IDEB a evolução de Foz do Iguaçu nas duas provas padronizadas: Português e Matemática. Algumas cidades do país são consideradas exemplos em qualidade educacional, dentre elas está Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná. É possível conceber Foz do Iguaçu como um outlier, ou seja, uma cidade com média superior à nacional. Isso é verificado pela comparação de Foz Iguaçu com o Paraná, região Sul e Brasil, ou seja, âmbito municipal, estadual, regional e nacional.The purpose of this paper is to verify the quality and the possible causes for the results related to the quality of the education in Foz do Iguaçu, Paraná, through the Basic Education Development Index (IDEB in portuguese). With the IDEB, it is possible to see Foz do Iguaçu’s evolution in both standardized tests: Portuguese and Mathematics. Some cities in the country are considered exemples of educational quality, among them there is Foz do Iguaçu, located in the Paraná State. It is possible to conceive Foz do Iguaçu as an outlier, that is, a city with higher result than the national average. This is verified by comparing Foz do Iguaçu with Paraná, the South Brasil Region and the whole country, that is, in the municipal, state, regional and national spheres.El objetivo del trabajo es verificar la calidad y posibles causas para los resultados relacionados con la calidad de la educación en Foz do Iguaçu, Paraná, a través del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB). Se puede ver con el IDEB la evolución de Foz do Iguaçu en las dos pruebas estandarizadas: Lengua Portuguesa y Matemáticas. Algunas ciudades del país son consideradas ejemplos en calidad educativa, entre ellas está Foz do Iguaçu, ubicada en el estado de Paraná. Es posible concebir Foz do Iguaçu como un outlier, o sea, una ciudad con media superior a la nacional. Esto es verificado por la comparación de Foz do Iguaçu con el estado de Paraná, con la región Sur y Brasil, o sea, ámbito municipal, estatal, regional y nacional.Revista Brasileira de Iniciação Científica2018info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfTEIXEIRA, Maria Luísa; KAWAMURA, Henrique Coelho. Avaliação de Projetos e Políticas Públicas Educacionais: o caso de Foz do Iguaçu. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 30-38, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1212>.ISSN: 2359-232xhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Maria LuísaKawamura, Henrique Coelhoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:01:37Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5811Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:01:37Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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