A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamada, Marcelo H.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meira, Odair M., Schadeck, Ruth J. G., Mendonça, Márcia H.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_5df891e52be2b926840fda1a5d732583
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2619
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamentalModelos didáticosAulas práticasEnsino de ciências e biologiaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático- pedagógicas alternativas, que possibilitam maior interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A constatação de que, para muitos alunos, a exposição meramente teórica é insuficiente para o entendimento de conceitos complexos, como aqueles envolvidos nos processos fisiológicos, levou à opção por uma abordagem prática, em laboratório, adaptando e recriando um modelo que simulasse o funcionamento do sistema cardiovascular. O objetivo foi buscar a concretização e internalização dos conceitos, não logrados pela vertente exclusivamente teórica. Nesse contexto buscou-se trazer modelos que ultrapassassem a barreira do abstrato, levando a uma conformação visual e tátil de fácil compreensão para que os alunos pudessem conceber o funcionamento do sistema cardiovascular2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamada, Marcelo H.Meira, Odair M.Schadeck, Ruth J. G.Mendonça, Márcia H.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:11Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2619Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:11Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
title A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
spellingShingle A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
Tamada, Marcelo H.
Modelos didáticos
Aulas práticas
Ensino de ciências e biologia
title_short A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
title_full A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
title_fullStr A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
title_sort A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
author Tamada, Marcelo H.
author_facet Tamada, Marcelo H.
Meira, Odair M.
Schadeck, Ruth J. G.
Mendonça, Márcia H.
author_role author
author2 Meira, Odair M.
Schadeck, Ruth J. G.
Mendonça, Márcia H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamada, Marcelo H.
Meira, Odair M.
Schadeck, Ruth J. G.
Mendonça, Márcia H.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos didáticos
Aulas práticas
Ensino de ciências e biologia
topic Modelos didáticos
Aulas práticas
Ensino de ciências e biologia
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285262917369856