A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_5df891e52be2b926840fda1a5d732583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2619 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamentalModelos didáticosAulas práticasEnsino de ciências e biologiaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático- pedagógicas alternativas, que possibilitam maior interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A constatação de que, para muitos alunos, a exposição meramente teórica é insuficiente para o entendimento de conceitos complexos, como aqueles envolvidos nos processos fisiológicos, levou à opção por uma abordagem prática, em laboratório, adaptando e recriando um modelo que simulasse o funcionamento do sistema cardiovascular. O objetivo foi buscar a concretização e internalização dos conceitos, não logrados pela vertente exclusivamente teórica. Nesse contexto buscou-se trazer modelos que ultrapassassem a barreira do abstrato, levando a uma conformação visual e tátil de fácil compreensão para que os alunos pudessem conceber o funcionamento do sistema cardiovascular2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamada, Marcelo H.Meira, Odair M.Schadeck, Ruth J. G.Mendonça, Márcia H.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:11Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2619Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:11Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
title |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
spellingShingle |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental Tamada, Marcelo H. Modelos didáticos Aulas práticas Ensino de ciências e biologia |
title_short |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
title_full |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
title_fullStr |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
title_sort |
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental |
author |
Tamada, Marcelo H. |
author_facet |
Tamada, Marcelo H. Meira, Odair M. Schadeck, Ruth J. G. Mendonça, Márcia H. |
author_role |
author |
author2 |
Meira, Odair M. Schadeck, Ruth J. G. Mendonça, Márcia H. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamada, Marcelo H. Meira, Odair M. Schadeck, Ruth J. G. Mendonça, Márcia H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos didáticos Aulas práticas Ensino de ciências e biologia |
topic |
Modelos didáticos Aulas práticas Ensino de ciências e biologia |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285262917369856 |