Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumpf, Pedro Felipe de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362
Resumo: Trabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
id UNIL_6b82428633cd9d820fc8ce0854e96cd8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5362
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de HistóriaEnsino de HistóriaPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroJorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemãoTrabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaA atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia latino-americana e da Didática da História. Neste contexto, o presente trabalho assume como suporte teórico as obras de Paulo Freire e os conceitos de Didática da História e consciência histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen. O objetivo que orientou a realização da investigação foi o de identificar e analisar as contribuições de ambos os autores para o ensino de História. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o resultado do trabalho revela que, a despeito de serem teorias cuja gênese encontra-se em campos de conhecimentos distintos, elas possuem certos pontos de aproximação e apresentam grande potencialidade no sentido de aportar para o ensino de História.La situación política actual en Brasil, marcada por una manipulación constante de la información y la distorsión de la enseñanza de la historia, hace explícita la búsqueda necesaria de herramientas de sensibilización a través de una pedagogía y didáctica de la historia latinoamericana. En este contexto, el presente trabajo asume como soporte teórico los trabajos de Paulo Freire y los conceptos de Didáctica de la Historia y conciencia histórica del filósofo e historiador Jorn Rüsen. El objetivo que guió la investigación fue identificar y analizar las contribuciones de ambos autores a la enseñanza de la historia. Basado en una investigación bibliográfica, el resultado del trabajo revela que, a pesar de ser teorías cuya génesis se encuentra en diferentes campos del conocimiento, tienen ciertos puntos de enfoque y tienen una gran potencialidad para contribuir a la enseñanza de la historiaFranzi, JulianaSanches, Tiago CostaStumpf, Pedro Felipe de Souza2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSTUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5362Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
title Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
spellingShingle Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
Stumpf, Pedro Felipe de Souza
Ensino de História
Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro
Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão
title_short Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
title_full Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
title_fullStr Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
title_full_unstemmed Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
title_sort Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
author Stumpf, Pedro Felipe de Souza
author_facet Stumpf, Pedro Felipe de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzi, Juliana
Sanches, Tiago Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, Pedro Felipe de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro
Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão
topic Ensino de História
Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro
Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão
description Trabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362
identifier_str_mv STUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285257587458048