Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Luiza Viana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4285
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Prof. Dr. Angela Maria de Souza
id UNIL_6c65ad87c01bc5bda41b2bf872b7ba81
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4285
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)Lei 10639/2003História da ÁfricaEnsino de históriaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Prof. Dr. Angela Maria de SouzaO objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e bacharelado na Universidade Federal do Paraná. Analisamos as referências das propostas de ensino das primeiras disciplinas sobre história da África na universidade e se estão relacionadas às propostas da lei 10639/03 para o ensino de história escolar.Devido a ênfase que estes planos de ensino trazem ao período de escravização no Brasil, abordamos a reflexão sobre o conceito de narrativa traumática a partir de Rüsen (2009) para compreender como a escravização no Brasil se tornou uma “história difícil” no ensino de história. Pois, afeta a formação de identidades racializadas e descriminadas na sociedade brasileira atual. Tal processo de formação de identidades se constrói em grande medida através do ensino escolar. É neste sentido que se estabelece como fundamental entre as normativas, a universidade e a escola para visibilizar a cultura e história afro-brasileira.El objetivo de este estudio demostrar cómo la obligatoriedad de la enseñanza de la historia afro-brasileña, según la ley 10639/03, fue recibida en el curso de graduación en historia, grado licenciatura y bachillerato en la Universidad Federal de Paraná. Analizamos las referencias de las propuestas de enseñanza de las primeras disciplinas sobre historia de África en la universidad y si están relacionadas a las propuestas de la ley 10639/03 para la enseñanza de historia escolar. Estos planes de enseñanza dicen mucho sobre la esclavitud, por que según Sobanski (2013), son narrativas que traumatizan generaciones de aluños, como una “historia difícil” de enseñar en Brasil. Esto por que lo que se enseña en la escuela forma la identidad de los alumnos, así como en la universidad. Por eso, es necesario relacionar la enseñanza de historia y cultura afro-brasileira, que están las normas para la educación, y cómo afectan la universidad y la escuelaSouza, Angela Maria dePereira, Maria Luiza Viana2018-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPEREIRA, Maria Luiza Viana. Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:28Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4285Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
title Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
spellingShingle Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
Pereira, Maria Luiza Viana
Lei 10639/2003
História da África
Ensino de história
title_short Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
title_full Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
title_fullStr Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
title_full_unstemmed Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
title_sort Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
author Pereira, Maria Luiza Viana
author_facet Pereira, Maria Luiza Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Angela Maria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Luiza Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 10639/2003
História da África
Ensino de história
topic Lei 10639/2003
História da África
Ensino de história
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Prof. Dr. Angela Maria de Souza
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Maria Luiza Viana. Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4285
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Luiza Viana. Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237384544256