Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_7483f1adc876c31e78b060fc3326132b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2758 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escolaEducação do campoTerritório - identidadeIlha de SuperaguiAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Superagui, litoral do Paraná, bem como colaborar ativamente no processo de construção identitária do referido grupo social. A criação do Parque Nacional, naquela região, ampliou o processo de ocultamento dos sujeitos, devido ás intervenções ambientais conflituosas, que cercearam as práticas sociais tradicionais, refletindo na desorganização social dos habitantes daquela comunidade, inviabilizando a reprodução dos saberes das gerações anteriores á geração atual, no âmbito da categoria de pescadores artesanais. Para reverter esse processo de recrudescimento de direitos, a escola do campo, por meio da concepção da Educação do Campo cumpre papel fundamental no reconhecimento dos sujeitos, integrando comunidade/escola, num esforço de preservar a identidade, cultura e territórioUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joel Silva dosSouza, Roberto Martins dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:53:50Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2758Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:53:50Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
title |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
spellingShingle |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola Santos, Joel Silva dos Educação do campo Território - identidade Ilha de Superagui |
title_short |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
title_full |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
title_fullStr |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
title_full_unstemmed |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
title_sort |
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola |
author |
Santos, Joel Silva dos |
author_facet |
Santos, Joel Silva dos Souza, Roberto Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Roberto Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joel Silva dos Souza, Roberto Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Território - identidade Ilha de Superagui |
topic |
Educação do campo Território - identidade Ilha de Superagui |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285241255886848 |