Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joel Silva dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Roberto Martins de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_7483f1adc876c31e78b060fc3326132b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2758
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escolaEducação do campoTerritório - identidadeIlha de SuperaguiAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Superagui, litoral do Paraná, bem como colaborar ativamente no processo de construção identitária do referido grupo social. A criação do Parque Nacional, naquela região, ampliou o processo de ocultamento dos sujeitos, devido ás intervenções ambientais conflituosas, que cercearam as práticas sociais tradicionais, refletindo na desorganização social dos habitantes daquela comunidade, inviabilizando a reprodução dos saberes das gerações anteriores á geração atual, no âmbito da categoria de pescadores artesanais. Para reverter esse processo de recrudescimento de direitos, a escola do campo, por meio da concepção da Educação do Campo cumpre papel fundamental no reconhecimento dos sujeitos, integrando comunidade/escola, num esforço de preservar a identidade, cultura e territórioUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joel Silva dosSouza, Roberto Martins dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:53:50Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2758Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:53:50Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
title Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
spellingShingle Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
Santos, Joel Silva dos
Educação do campo
Território - identidade
Ilha de Superagui
title_short Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
title_full Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
title_fullStr Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
title_full_unstemmed Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
title_sort Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
author Santos, Joel Silva dos
author_facet Santos, Joel Silva dos
Souza, Roberto Martins de
author_role author
author2 Souza, Roberto Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joel Silva dos
Souza, Roberto Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Território - identidade
Ilha de Superagui
topic Educação do campo
Território - identidade
Ilha de Superagui
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285241255886848