Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fressatti, Maria Gabriela Verdério
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Angélica Cristina Rivelini, Baron, Alessandra Machado, Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2797
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_7b3a21585408881416200438af88274e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2797
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-baseIndicador ácido-baseProblematizaçãoEnsino de químicaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi proposto um experimento problematizado para o ensino de química utilizando este indicador. O experimento proposto faz parte das atividades da aluna bolsista do programa PIBID e pode ser aplicado tanto em aulas em laboratório como em sala, pois utiliza materiais de fácil acesso, atóxicos e de baixo custoUnila2017-10-26T14:33:07Z2017-10-26T14:33:07Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2797porFressatti, Maria Gabriela VerdérioSilva, Angélica Cristina RiveliniBaron, Alessandra MachadoTonin, Lilian Tatiani Dusmaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:53:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2797Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:53:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
title Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
spellingShingle Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
Fressatti, Maria Gabriela Verdério
Indicador ácido-base
Problematização
Ensino de química
title_short Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
title_full Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
title_fullStr Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
title_sort Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
author Fressatti, Maria Gabriela Verdério
author_facet Fressatti, Maria Gabriela Verdério
Silva, Angélica Cristina Rivelini
Baron, Alessandra Machado
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author_role author
author2 Silva, Angélica Cristina Rivelini
Baron, Alessandra Machado
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fressatti, Maria Gabriela Verdério
Silva, Angélica Cristina Rivelini
Baron, Alessandra Machado
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
dc.subject.por.fl_str_mv Indicador ácido-base
Problematização
Ensino de química
topic Indicador ácido-base
Problematização
Ensino de química
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2017-10-26T14:33:07Z
2017-10-26T14:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2797
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161882609811456