Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4223
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_9cbd87baec941d7c33501e25cd9c000f
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4223
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxisHistóriaConsciência históricaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica. O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História” (2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos de histórias traumáticas ou controversasLaboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH - UFPR). financiado pela CAPESEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. CONFLITOS ENTRE A MEMÓRIA FAMILIAR E A HISTÓRIA DAS SALAS DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E NAPALM: UMA HISTÓRIA DA GUERRILHA DO VALE DO RIBEIRA” E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78057-CONFLITOS-ENTRE-A-MEMORIA-FAMILIAR-E-A-HISTORIA-DAS-SALAS-DE-AULA--REFLEXOES-SOBRE-O-PROJETO-INDIGENAS-QUILOMBOL>. Acesso em: 12/11/2018 15:49978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Augusto Divardim dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:37Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4223Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:37Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
title Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
spellingShingle Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
História
Consciência histórica
title_short Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
title_full Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
title_fullStr Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
title_full_unstemmed Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
title_sort Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
author Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
author_facet Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Consciência histórica
topic História
Consciência histórica
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. CONFLITOS ENTRE A MEMÓRIA FAMILIAR E A HISTÓRIA DAS SALAS DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E NAPALM: UMA HISTÓRIA DA GUERRILHA DO VALE DO RIBEIRA” E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78057-CONFLITOS-ENTRE-A-MEMORIA-FAMILIAR-E-A-HISTORIA-DAS-SALAS-DE-AULA--REFLEXOES-SOBRE-O-PROJETO-INDIGENAS-QUILOMBOL>. Acesso em: 12/11/2018 15:49
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4223
identifier_str_mv OLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. CONFLITOS ENTRE A MEMÓRIA FAMILIAR E A HISTÓRIA DAS SALAS DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E NAPALM: UMA HISTÓRIA DA GUERRILHA DO VALE DO RIBEIRA” E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78057-CONFLITOS-ENTRE-A-MEMORIA-FAMILIAR-E-A-HISTORIA-DAS-SALAS-DE-AULA--REFLEXOES-SOBRE-O-PROJETO-INDIGENAS-QUILOMBOL>. Acesso em: 12/11/2018 15:49
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285246565875712