Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_b9c8e6ea125cde76fc512330d25fa902
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7424
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatóriaaprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro, desvendando seu caráter de orientação e impulso à mudança e tendo o conceito de trauma como núcleo. Para o trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas sobre memória, identidade, pertencimento e didática da história. Por ser um conceito amplamente utilizado pela Psicanálise, ao longo do trabalho buscou-se nessa psicologia um aporte, ainda que superficial, para entender como o trauma opera na psique humana e, a partir dessa apreensão, analisar quais ações, seja no campo mais amplo da historiografia ou no universo mais particular da sala de aula, de fato, colocam a memória dessas experiências de violência em movimento, transcendendo assim a ideia de catástrofe e almejando a reconciliação histórica. Foi por meio de analogias entre duas áreas distintas que a pesquisa percorreu um longo caminho até a elaboração do que poderia ser descrito enquanto um manifesto em defesa de uma educação compromissada com o pensamento crítico, mas que também esteja interessada em todas as construções sociais que atravessam o campo pedagógico, compreendendo a dimensão social, emocional e identitária que envolve os estudantes no processo de aprender história.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaymundo, Lívila Alessandra dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7424Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
title Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
spellingShingle Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos
aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva.
title_short Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
title_full Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
title_fullStr Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
title_full_unstemmed Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
title_sort Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
author Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos
author_facet Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva.
topic aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266193121280