Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fagnner Ywerton do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_d01f3ccae2b08716ee51cb6404412e98
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7132
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e FigjamEnsino de Língua Adicionalplataforma Miroplataforma Figjampráticas colaborativasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como elas podem ser utilizadas na educação é essencial e esse trabalho visa sugerir e orientar sobre o uso dessas plataformas para que qualquer docente se sinta motivado a explorá-las e utilizá-las. Como base teórica o trabalho se ampara em discussões de tecnologia digital no ensino, línguas adicionais, nativo/imigrante, residente/visitante digital, sob a perspectiva de produção de objetos digitais seguinte alguns aspectos, em especial na visão das práticas colaborativa, na qual é discutida a sútil diferença entre cooperar e colaborar, e sua coerência com a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, descrevemos os critérios que foram decisivos para a escolha dessas duas plataformas, apresentando ambas as e os objetos digitais criados, com exemplos práticos e reais em aulas de língua adicional, demonstrando o potencial e alguns dos recursos descritos de modo prático e concreto. Por fim, com este trabalho visamos colaborar com os demais docentes que desejam tornar o ensino de língua adicional mais dinâmico, crítico, criativo, interativo e significativo em sala de aula – ou fora dela.2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Fagnner Ywerton doreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7132Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
title Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
spellingShingle Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
Nascimento, Fagnner Ywerton do
Ensino de Língua Adicional
plataforma Miro
plataforma Figjam
práticas colaborativas
title_short Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
title_full Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
title_fullStr Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
title_full_unstemmed Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
title_sort Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
author Nascimento, Fagnner Ywerton do
author_facet Nascimento, Fagnner Ywerton do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Fagnner Ywerton do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Adicional
plataforma Miro
plataforma Figjam
práticas colaborativas
topic Ensino de Língua Adicional
plataforma Miro
plataforma Figjam
práticas colaborativas
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285270038249472