Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_d01f3ccae2b08716ee51cb6404412e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7132 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e FigjamEnsino de Língua Adicionalplataforma Miroplataforma Figjampráticas colaborativasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como elas podem ser utilizadas na educação é essencial e esse trabalho visa sugerir e orientar sobre o uso dessas plataformas para que qualquer docente se sinta motivado a explorá-las e utilizá-las. Como base teórica o trabalho se ampara em discussões de tecnologia digital no ensino, línguas adicionais, nativo/imigrante, residente/visitante digital, sob a perspectiva de produção de objetos digitais seguinte alguns aspectos, em especial na visão das práticas colaborativa, na qual é discutida a sútil diferença entre cooperar e colaborar, e sua coerência com a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, descrevemos os critérios que foram decisivos para a escolha dessas duas plataformas, apresentando ambas as e os objetos digitais criados, com exemplos práticos e reais em aulas de língua adicional, demonstrando o potencial e alguns dos recursos descritos de modo prático e concreto. Por fim, com este trabalho visamos colaborar com os demais docentes que desejam tornar o ensino de língua adicional mais dinâmico, crítico, criativo, interativo e significativo em sala de aula – ou fora dela.2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Fagnner Ywerton doreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7132Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
title |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
spellingShingle |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam Nascimento, Fagnner Ywerton do Ensino de Língua Adicional plataforma Miro plataforma Figjam práticas colaborativas |
title_short |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
title_full |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
title_fullStr |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
title_full_unstemmed |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
title_sort |
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam |
author |
Nascimento, Fagnner Ywerton do |
author_facet |
Nascimento, Fagnner Ywerton do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Fagnner Ywerton do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Adicional plataforma Miro plataforma Figjam práticas colaborativas |
topic |
Ensino de Língua Adicional plataforma Miro plataforma Figjam práticas colaborativas |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285270038249472 |