Traumatismo orofacial em crianças: conhecimento de profissionais de creches de um município brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dóia, Izabelle Cristinne Freitas do Ó Leite, Porto, Érika, da Nóbrega, Lorena Marques, Cavalcanti, Sérgio d’Ávila Lins Bezerra, Granville-Garcia, Ana Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/2994
Resumo: Introdução: O traumatismo orofacial é uma situação de urgência odontológica que exige do profissional um atendimento rápido. Considerando que vários tipos de trauma podem ocorrer no ambiente escolar, os funcionários destas Instituições são os primeiros a terem a oportunidade de conduzir a assistência a ser prestada. Aspecto que pode influenciar diretamente no prognóstico do caso. Objetivo: Avaliar o conhecimento de profissionais de creches municipais na cidade de Patos, PB, sobre traumatismo orofacial em crianças. Materiais e Método: 121 profissionais de creches públicas responderam a um questionário. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, através dos Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5% Resultado: A maioria dos participantes informou não ter recebido orientação sobre traumatismo orofacial (89,3%) e não se sentir preparado para prestar socorro às crianças (47,1%), destacando o interesse em receber informações sobre o tema (97,5%). Estas variáveis não estiveram associadas à escolaridade dos investigados (p0,05). Estes, ainda afirmaram ter vivenciado experiências de traumatismo, estando associados principalmente às quedas (55,1%), sendo as lacerações nos lábios os tipos mais relatados (46,3%). Em casos de assistência à criança, o Professor foi destacado como o responsável (59,5%). Entre os cuidados citados diante de traumatismo, os participantes relataram que é adequado limpar com gaze umedecida em soro fisiológico o local afetado, bem como aplicar gelo (40,7%). Conclusão: Os profissionais investigados apresentaram conhecimento limitado em relação ao traumatismo orofacial em crianças com idade pré-escolar, o que desperta para a necessidade de uma abordagem educativa junto a estes profissionais sobre o tema.
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