Traumatismo orofacial em crianças: conhecimento de profissionais de creches de um município brasileiro
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online) |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/2994 |
Resumo: | Introdução: O traumatismo orofacial é uma situação de urgência odontológica que exige do profissional um atendimento rápido. Considerando que vários tipos de trauma podem ocorrer no ambiente escolar, os funcionários destas Instituições são os primeiros a terem a oportunidade de conduzir a assistência a ser prestada. Aspecto que pode influenciar diretamente no prognóstico do caso. Objetivo: Avaliar o conhecimento de profissionais de creches municipais na cidade de Patos, PB, sobre traumatismo orofacial em crianças. Materiais e Método: 121 profissionais de creches públicas responderam a um questionário. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, através dos Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5% Resultado: A maioria dos participantes informou não ter recebido orientação sobre traumatismo orofacial (89,3%) e não se sentir preparado para prestar socorro às crianças (47,1%), destacando o interesse em receber informações sobre o tema (97,5%). Estas variáveis não estiveram associadas à escolaridade dos investigados (p0,05). Estes, ainda afirmaram ter vivenciado experiências de traumatismo, estando associados principalmente às quedas (55,1%), sendo as lacerações nos lábios os tipos mais relatados (46,3%). Em casos de assistência à criança, o Professor foi destacado como o responsável (59,5%). Entre os cuidados citados diante de traumatismo, os participantes relataram que é adequado limpar com gaze umedecida em soro fisiológico o local afetado, bem como aplicar gelo (40,7%). Conclusão: Os profissionais investigados apresentaram conhecimento limitado em relação ao traumatismo orofacial em crianças com idade pré-escolar, o que desperta para a necessidade de uma abordagem educativa junto a estes profissionais sobre o tema. |
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Traumatismo orofacial em crianças: conhecimento de profissionais de creches de um município brasileiroEducação infantil; pré-escolar; traumatismos faciais; cavidade oral; dente decíduoIntrodução: O traumatismo orofacial é uma situação de urgência odontológica que exige do profissional um atendimento rápido. Considerando que vários tipos de trauma podem ocorrer no ambiente escolar, os funcionários destas Instituições são os primeiros a terem a oportunidade de conduzir a assistência a ser prestada. Aspecto que pode influenciar diretamente no prognóstico do caso. Objetivo: Avaliar o conhecimento de profissionais de creches municipais na cidade de Patos, PB, sobre traumatismo orofacial em crianças. Materiais e Método: 121 profissionais de creches públicas responderam a um questionário. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, através dos Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5% Resultado: A maioria dos participantes informou não ter recebido orientação sobre traumatismo orofacial (89,3%) e não se sentir preparado para prestar socorro às crianças (47,1%), destacando o interesse em receber informações sobre o tema (97,5%). Estas variáveis não estiveram associadas à escolaridade dos investigados (p0,05). Estes, ainda afirmaram ter vivenciado experiências de traumatismo, estando associados principalmente às quedas (55,1%), sendo as lacerações nos lábios os tipos mais relatados (46,3%). Em casos de assistência à criança, o Professor foi destacado como o responsável (59,5%). Entre os cuidados citados diante de traumatismo, os participantes relataram que é adequado limpar com gaze umedecida em soro fisiológico o local afetado, bem como aplicar gelo (40,7%). Conclusão: Os profissionais investigados apresentaram conhecimento limitado em relação ao traumatismo orofacial em crianças com idade pré-escolar, o que desperta para a necessidade de uma abordagem educativa junto a estes profissionais sobre o tema.Universidade Metodista de PiracicabaMassoni, Andreza Cristina de Lima TarginoDóia, Izabelle Cristinne Freitas do Ó LeitePorto, Érikada Nóbrega, Lorena MarquesCavalcanti, Sérgio d’Ávila Lins BezerraGranville-Garcia, Ana Flávia2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/299410.15600/2238-1236/fol.v26n2p35-43Revista da Faculdade de Odontologia de Lins; v. 26, n. 2 (2016): Revista da Faculdade de Odontologia de Lins - Journal of The Lins Dentistry School; 35-432238-123601047582reponame:Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:UNIMEPporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/2994/1818https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/2994/762https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/2994/763https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/2994/764https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/2994/765Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Odontologia de Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-19T18:26:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2994Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Folhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/oai||revistafol@unimep.br|| nalfieri@unimep.br2238-12360104-7582opendoar:2016-12-19T18:26:10Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online) - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
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