CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mateus Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Talles Tavares da, Vilela, André Emiliano, Silva, Ivanderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119
Resumo: Esse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog.
id UNIMES-1_812a9f2adff3d11864f8aca5e4b649b8
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1119
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICACiências Humanas; Educação; Ensino de FísicaBlog; Produto educacional; Programa de Residência PedagógicaEsse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Costa, Mateus SilvaSilva, Talles Tavares daVilela, André EmilianoSilva, Ivanderson Pereira2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 81-9219826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119/973https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1119/469Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1119Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
spellingShingle CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Costa, Mateus Silva
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física
Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica
title_short CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_fullStr CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_sort CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
author Costa, Mateus Silva
author_facet Costa, Mateus Silva
Silva, Talles Tavares da
Vilela, André Emiliano
Silva, Ivanderson Pereira
author_role author
author2 Silva, Talles Tavares da
Vilela, André Emiliano
Silva, Ivanderson Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mateus Silva
Silva, Talles Tavares da
Vilela, André Emiliano
Silva, Ivanderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física
Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica
topic Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física
Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica
description Esse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119/973
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1119/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 81-92
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274055327744