CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119 |
Resumo: | Esse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog. |
id |
UNIMES-1_812a9f2adff3d11864f8aca5e4b649b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1119 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICACiências Humanas; Educação; Ensino de FísicaBlog; Produto educacional; Programa de Residência PedagógicaEsse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Costa, Mateus SilvaSilva, Talles Tavares daVilela, André EmilianoSilva, Ivanderson Pereira2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 81-9219826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119/973https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1119/469Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1119Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Costa, Mateus Silva Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica |
title_short |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
author |
Costa, Mateus Silva |
author_facet |
Costa, Mateus Silva Silva, Talles Tavares da Vilela, André Emiliano Silva, Ivanderson Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Talles Tavares da Vilela, André Emiliano Silva, Ivanderson Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mateus Silva Silva, Talles Tavares da Vilela, André Emiliano Silva, Ivanderson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Física Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica |
description |
Esse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119/973 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1119/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 81-92 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274055327744 |