A contribuição da cultura do labirinto* no ensino de matemática na cidade Juarez Távora – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STIVAL, NEY
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: BARROS, MARTA SILENE FERREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/466
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar a cultura do artesanato dolabirinto, e como esta pode contribuir no ensino da matemática tornandoseuma linguagem matemática, num contexto favorável para o processode pensamento de resolução de problema no ensino da EJA. Com asanalises realizadas vemos que esta cultura do labirinto possibilita aampliação didático-pedagógicas do processo de aprendizagem, alem dearticular a relação entre o alfabetizando/alfabetizador com suas percepçõese sentimentos, ou seja, envolve-os integralmente em suasubjetividade cultural. Nesse sentido, a partir de um olhar critico, o estudose subsidia em uma perspectiva histórico-crítica da educação. Com essepensar colocamos a etnomatemática como alicerce para a construçãodesse pensamento, pontuando o trabalho artesanal como fonte de renda eobjeto pedagógico do ALFASOL – Alfabetização Solidária. Comometodologia, serão utilizados desenhos geométricos, metragem e cálculosnuméricos feitos nos trabalhos do labirinto para transposição à linguagemmatemática, de maneira que os problemas de matemática que seprocessam possam ser solucionados pela prática. Desta forma, pretendeseque este artigo auxilie os professores a repensar sua práticapedagógica com uma abordagem alternativa ou uma outra perspectiva sobre resolução da linguagem da matemática e que favoreça o processode interação, o trabalho sócio - cultural e a produção de geração de renda.
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