A alfabetização solidária na educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STIVAL, NEY
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: TAURA, HILDA MASSAKO, WATANABE, ALINE TIEMI, DO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/370
Resumo: Nas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensávelpara a formação de uma consciência que considere a compreensãoampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimentoe desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educaçãocientífica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos doPAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e daBahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entredezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede dedisseminação entre os participantes deste Programa e as respectivascomunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo odiagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipetécnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para aintegração social e para o exercício de cidadania participativa eresponsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em contaque ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas tambémacontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a propostadeste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas aoprocesso de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As açõesforam articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminaçãotendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados àpromoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vidae do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativaresponsável e a integração social.
id UNINGA-1_3ecea899cdc379909d439a0c9fb0234f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/370
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling A alfabetização solidária na educação científicaNas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensávelpara a formação de uma consciência que considere a compreensãoampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimentoe desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educaçãocientífica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos doPAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e daBahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entredezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede dedisseminação entre os participantes deste Programa e as respectivascomunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo odiagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipetécnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para aintegração social e para o exercício de cidadania participativa eresponsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em contaque ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas tambémacontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a propostadeste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas aoprocesso de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As açõesforam articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminaçãotendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados àpromoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vidae do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativaresponsável e a integração social.Editora Uningá2005-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/37010.46311/2318-0579.3.eUJ370Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v3i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/370/3610.46311/ru.v3i1.370.g36Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSTIVAL, NEYTAURA, HILDA MASSAKOWATANABE, ALINE TIEMIDO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA2019-10-01T15:46:07Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/370Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T15:46:07Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização solidária na educação científica
title A alfabetização solidária na educação científica
spellingShingle A alfabetização solidária na educação científica
STIVAL, NEY
title_short A alfabetização solidária na educação científica
title_full A alfabetização solidária na educação científica
title_fullStr A alfabetização solidária na educação científica
title_full_unstemmed A alfabetização solidária na educação científica
title_sort A alfabetização solidária na educação científica
author STIVAL, NEY
author_facet STIVAL, NEY
TAURA, HILDA MASSAKO
WATANABE, ALINE TIEMI
DO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA
author_role author
author2 TAURA, HILDA MASSAKO
WATANABE, ALINE TIEMI
DO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv STIVAL, NEY
TAURA, HILDA MASSAKO
WATANABE, ALINE TIEMI
DO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA
description Nas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensávelpara a formação de uma consciência que considere a compreensãoampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimentoe desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educaçãocientífica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos doPAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e daBahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entredezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede dedisseminação entre os participantes deste Programa e as respectivascomunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo odiagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipetécnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para aintegração social e para o exercício de cidadania participativa eresponsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em contaque ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas tambémacontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a propostadeste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas aoprocesso de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As açõesforam articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminaçãotendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados àpromoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vidae do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativaresponsável e a integração social.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/370
10.46311/2318-0579.3.eUJ370
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/370
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.3.eUJ370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/370/36
10.46311/ru.v3i1.370.g36
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v3i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160057450496