A alfabetização solidária na educação científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/370 |
Resumo: | Nas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensávelpara a formação de uma consciência que considere a compreensãoampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimentoe desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educaçãocientífica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos doPAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e daBahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entredezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede dedisseminação entre os participantes deste Programa e as respectivascomunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo odiagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipetécnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para aintegração social e para o exercício de cidadania participativa eresponsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em contaque ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas tambémacontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a propostadeste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas aoprocesso de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As açõesforam articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminaçãotendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados àpromoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vidae do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativaresponsável e a integração social. |
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A alfabetização solidária na educação científicaNas comunidades de difícil acesso e com carência de recursos materiais,financeiros e assistência à saúde, a educação em saúde é indispensávelpara a formação de uma consciência que considere a compreensãoampliada da mesma como um direito de todos e essencial ao crescimentoe desenvolvimento humano. Foram desenvolvidas ações de educaçãocientífica, integradas ao processo de alfabetização de jovens e adultos doPAS, envolvendo os municípios dos Estados de Minas Gerais, Goiás e daBahia, sob a coordenação da UNINGÁ, no período compreendido entredezembro/2001 e janeiro/2003. Para se estabelecer uma rede dedisseminação entre os participantes deste Programa e as respectivascomunidades, foram desenvolvidas ações integradas compreendendo odiagnóstico da realidade local, capacitação de multiplicadores,acompanhamento e avaliação, articulado junto às autoridades e equipetécnica municipais, associadas à promoção da saúde individual e coletiva,à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, contribuindo para aintegração social e para o exercício de cidadania participativa eresponsável. A rede de disseminação, com a atuação de multiplicadores,oportuniza às pessoas pensarem e a agirem juntas, levando-se em contaque ensinar e aprender não devem se limitar à escola, mas tambémacontecer em outros locais de convívio social. Assim sendo, a propostadeste trabalho foi desenvolver ações de educação científica, integradas aoprocesso de alfabetização do Programa Alfabetização Solidária, nos municípios, sob a coordenação desta Instituição de Ensino. As açõesforam articuladas de modo a se estabelecer uma rede de disseminaçãotendo como meta a alfabetização de jovens e adultos associados àpromoção da saúde individual e coletiva, a melhoria da qualidade de vidae do meio ambiente, contribuindo para a cidadania participativaresponsável e a integração social.Editora Uningá2005-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/37010.46311/2318-0579.3.eUJ370Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v3i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/370/3610.46311/ru.v3i1.370.g36Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSTIVAL, NEYTAURA, HILDA MASSAKOWATANABE, ALINE TIEMIDO PRADO, CÉLIA DA SILVA PEREIRA2019-10-01T15:46:07Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/370Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T15:46:07Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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