HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/177 |
Resumo: | As habilidades sociais não são inatas, elas são comportamentos aprendidos que são culturalmente aceitáveis de acordo com suas normas e valores. Atualmente as Habilidades Sociais são reconhecidas como fator de proteção para o desenvolvimento humano, pois aumentam a capacidade de lidar com situações adversas e estressantes. Em razão disso, intervenções com a finalidade de promover e desenvolver habilidades sociais têm sido desenvolvidas como meio de promoção da saúde mental. Este artigo, expõe os métodos utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais na infância e sua importância, através da análise de artigos publicados dos anos de 2005 a 2016 que retratavam intervenções realizadas com crianças de quatro a doze anos de idade. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica sistematizada tratando-se de uma atualização sobre a temática. Observou-se a prevalência de sessões de intervenção em grupo sem distinção entre os sexos, de frequência semanal com duração variável não menor que cinquenta minutos por sessão. Os métodos utilizados envolvem técnicas de modelação, role-playing, feedback, reforçamento, reflexões e jogos. |
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HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIAhabilidades sociaishabilidades sociais em crianças; treinamento de habilidades sociaisPsicologia ComportamentalAs habilidades sociais não são inatas, elas são comportamentos aprendidos que são culturalmente aceitáveis de acordo com suas normas e valores. Atualmente as Habilidades Sociais são reconhecidas como fator de proteção para o desenvolvimento humano, pois aumentam a capacidade de lidar com situações adversas e estressantes. Em razão disso, intervenções com a finalidade de promover e desenvolver habilidades sociais têm sido desenvolvidas como meio de promoção da saúde mental. Este artigo, expõe os métodos utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais na infância e sua importância, através da análise de artigos publicados dos anos de 2005 a 2016 que retratavam intervenções realizadas com crianças de quatro a doze anos de idade. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica sistematizada tratando-se de uma atualização sobre a temática. Observou-se a prevalência de sessões de intervenção em grupo sem distinção entre os sexos, de frequência semanal com duração variável não menor que cinquenta minutos por sessão. Os métodos utilizados envolvem técnicas de modelação, role-playing, feedback, reforçamento, reflexões e jogos.Editora Uningá2019-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/17710.46311/2318-0579.56.eUJ177Revista Uningá; Vol. 56 No. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 118-129Revista Uningá; v. 56 n. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 118-1292318-057910.46311/ru.v56iS1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/177/186510.46311/ru.v56iS1.177.g1865Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessGutierres, Márcia FernandaMonteiro, Carla Fernanda Barbosa2019-03-02T23:31:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/177Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-02T23:31:36Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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As habilidades sociais não são inatas, elas são comportamentos aprendidos que são culturalmente aceitáveis de acordo com suas normas e valores. Atualmente as Habilidades Sociais são reconhecidas como fator de proteção para o desenvolvimento humano, pois aumentam a capacidade de lidar com situações adversas e estressantes. Em razão disso, intervenções com a finalidade de promover e desenvolver habilidades sociais têm sido desenvolvidas como meio de promoção da saúde mental. Este artigo, expõe os métodos utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais na infância e sua importância, através da análise de artigos publicados dos anos de 2005 a 2016 que retratavam intervenções realizadas com crianças de quatro a doze anos de idade. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica sistematizada tratando-se de uma atualização sobre a temática. Observou-se a prevalência de sessões de intervenção em grupo sem distinção entre os sexos, de frequência semanal com duração variável não menor que cinquenta minutos por sessão. Os métodos utilizados envolvem técnicas de modelação, role-playing, feedback, reforçamento, reflexões e jogos. |
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