HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierres, Márcia Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Carla Fernanda Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/177
Resumo: As habilidades sociais não são inatas, elas são comportamentos aprendidos que são culturalmente aceitáveis de acordo com suas normas e valores. Atualmente as Habilidades Sociais são reconhecidas como fator de proteção para o desenvolvimento humano, pois aumentam a capacidade de lidar com situações adversas e estressantes. Em razão disso, intervenções com a finalidade de promover e desenvolver habilidades sociais têm sido desenvolvidas como meio de promoção da saúde mental. Este artigo, expõe os métodos utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais na infância e sua importância, através da análise de artigos publicados dos anos de 2005 a 2016 que retratavam intervenções realizadas com crianças de quatro a doze anos de idade. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica sistematizada tratando-se de uma atualização sobre a temática. Observou-se a prevalência de sessões de intervenção em grupo sem distinção entre os sexos, de frequência semanal com duração variável não menor que cinquenta minutos por sessão. Os métodos utilizados envolvem técnicas de modelação, role-playing, feedback, reforçamento, reflexões e jogos.
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